Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
GOVERNO

Feira de Oportunidades é realizada no Pórtico do Complexo de Americano

Iniciativa oferta produtos de hortifruti e marcenaria produzidos pelas pessoas privadas de liberdade da Colônia Penal Agrícola de Santa Isabel

Por Governo do Pará (SECOM)
28/02/2023 14h07

Plantas ornamentais e medicinais produzidas por pessoas privadas de liberdade da Colônia Penal Agrícola de Santa IsabelNa manhã desta terça-feira (28), a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), por meio da Diretoria de Reinserção Social, promoveu a Feira de Oportunidades no Pórtico do Complexo Penitenciário de Americano, em Santa Izabel. Foram ofertados produtos de hortifruti e marcenaria produzidos pelas pessoas privadas de liberdade da Colônia Penal Agrícola de Santa Isabel (Cpasi).

A feira tem como principal objetivo garantir a reinserção e a dignidade da pessoa privada de liberdade, oportunizando a comercialização e a reintegração em contato com a sociedade civil, além de promover o escoamento dos produtos confeccionados pelos custodiados nas unidades produtivas da colônia agrícola que abrange as áreas agropecuárias de Piscicultura, Horticultura, Fruticultura, além da Marcenaria, Serralheria e a Panificação.

Mesinha integra peças da marcenaria da Colônia Penal Rodrigo Teixeira, gerente de comercialização da Seap, explica que toda a renda arrecadada é destinada para o Fundo de Trabalho Penitenciário, instituído pela lei estadual nº 9078. “Toda a nossa comercialização é direcionada para o investimento das unidades produtivas, através da capacitação para os internos e a aquisição de material”, assegura.

A variedade de produtos é grande. Em geral, os mais procurados são as hortaliças, como jambu, alface, cheiro verde, cebolinha, macaxeira. Já a panificação conta com pão de rosa, bolo, o doce ''monteiro lopes'' e o biscoito de cebola. Além disso, há diversos produtos feitos de madeira, como o conjunto de toc-toc de caranguejo e uma variedade de plantas ornamentais, medicinais, e adubos.

A Feira de Oportunidades é voltada principalmente para os servidores da Secretaria, enquanto consumidores, e acontece mensalmente tanto na sede da Seap quanto no pórtico. Na avaliação do gerente Rodrigo Teixeira, a iniciativa é uma forma de apresentar o trabalho desenvolvido pelos custodiados.

“Muitos servidores desconhecem as atividades desenvolvidas dentro do sistema penal, essa feira é um bom momento para mudar isso. Outro ponto importante, é a aceitação das pessoas já que todos os produtos são comercializados com valores acessíveis”, completa o gerente.

Texto de Yasmin Cavalcante / Ascom Seap