Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
FOMENTO AO SETOR PRODUTIVO

Em Belém, evento discute a equideocultura com setor agroprodutivo e serviço veterinário

Promovido pela Agência de Defesa Agropecuária do Pará (Adepará), evento tem diversas instituições parceiras, como a Faepa e a UFRA

Por Manuela Oliveira (FAPESPA)
28/02/2023 13h06

A equideocultura trata do manejo e da alimentação de equinos (foto ilustrativa)A cadeia produtiva do agronegócio da equideocultura realiza, de 1 a 4 de março, no Palácio da Agricultura, em Belém, o  I Fórum do Programa Nacional de Sanidade Equídea do Estado do Pará. O evento é organizado pela Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (ADEPARÁ), Federação da Agricultura e Pecuária do Pará  (FAEPA), Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Pará (CRMV) e Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) com apoio do Fundo de Desenvolvimento da Pecuária do Estado do Pará (FUNDEPEC), Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (SEDAP), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural(SENAR) e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). A programação completa está disponível no site da Adepará, acesse aqui. 

O principal objetivo do Fórum é promover a atualização técnico-científica, junto aos médicos veterinários do Serviço Veterinário Oficial, em quanto às doenças dos equídeos de impacto nacional e internacional, além de discutir, de forma transversal, as demandas e interesses, e vivenciar a cadeia produtiva da equideocultura paraense e nacional.

Além disso, o Fórum também terá importante papel acadêmico, já que será a última disciplina do I Curso de Pós Graduação em Defesa Sanitária e Inspeção de Produtos de Origem Animal. Inédito na região, o curso é resultado de parceria  entre a Adepará, UFRA e CRMV/PA e selecionou 33 fiscais estaduais agropecuários da Adepará que atuam na defesa sanitária animal em diversas regiões do Pará. 

Voltado para a Cadeia produtiva do Estado do Pará, Serviço veterinário oficial da ADEPARÁ, estudantes de medicina veterinária e produtores rurais ligados à equideocultura, o evento ocorrerá de forma híbrida, com link aberto para acesso de participantes no primeiro dia e, nos demais dias, com programação restrita ao serviço veterinário oficial.

A abertura será às 8h30min no auditório da Faepa, com a composição da mesa de autoridades, que terá a presença de Carlos Xavier - Presidente da FAEPA, Jesus de Nazareno Magalhães de Sena - Superintendência Federal de Agricultura e Pecuária do Pará - SFA/PA , Jamir Junior Paraguassu Macedo - Diretor Geral da ADEPARÁ, Djacy Barbosa Ribeiro - Coordenador do curso de especialização em Defesa Sanitária e Inspeção de Produtos de Origem Animal - UFRA e Nazaré Fonseca de Souza - Presidente do CRMV- PA.

A programação reunirá palestrantes nacionais de renome como a gestora nacional do Programa Nacional de Sanidade dos Equinos(PNSE) do Mapa, auditora fiscal Eliana Costa; o diretor administrativo da Associação Brasileira de Criadores e Proprietários de Cavalo de Corrida (ABPCC), e o presidente executivo do Instituto Brasileiro de Equinocultura (IBEQUI), Manuel Rossito, além de professores, auditores fiscais federais e especialistas de diversas regiões do país.

SERVIÇO

1º Fórum Programa Nacional de Sanidade Equídea do Estado do Pará
Local: Palácio da Agricultura - Auditório da FAEPA
Endereço: Av. Dr. Moraes, 21 – Nazaré – Belém – Pará.
Data: 1 a 4/03/2023
Horário: 8h30 às 17h.

 Texto de Rosa Cardoso / Adepará