População celebra a entrega da moderna Ponte de Outeiro, na capital paraense
Moradores garantem que a nova estrutura materializa melhores dias na ilha por encurtar as distâncias entre o distrito e a região metropolitana
Morador de Icoaraci, o técnico em mecânica, Juraci Barros aproveitou a manhã desta segunda-feira (27) para pedalar na ponteAnsioso para conhecer a nova Ponte Enéas Martins, popularmente conhecida como Ponte do Outeiro, o técnico em mecânica, Juraci Barros, morador do distrito de Icoaraci, em Belém, pegou a bicicleta e aproveitou a manhã desta segunda-feira (27) para trafegar pelo local no primeiro dia útil após a entrega oficial realizada neste domingo (26).
“Vim conferir se a ponte está dentro dos padrões prometidos e está aprovada. Agora é vida nova para o Outeiro, com fluxo mais fácil, rápido, prático, ficou muito legal. Foi um projeto bem pensado, até para nós, ciclistas, com as laterais amplas pra melhorar nosso deslocamento", ressaltou o trabalhador, Juraci Barros.
Ele, ainda, acrescentou: "ficou esteticamente bonita com essa nova roupagem, me sinto na Europa com essa estrutura. Podemos trafegar ou até fazer ginástica pra manter a saúde com segurança, indo e vindo com tranquilidade”, ressaltou o técnico em mecânica.
Chaparral de Souza: "Governo no deus toda assistência" Após ter um dos pilares derrubados com o choque de uma embarcação em janeiro do ano passado, a ponte foi reconstruída a partir um novo projeto arquitetônico, que utiliza um mastro central de 50 metros de altura e 16 cabos estais - cada um pesando cerca de duas toneladas e com 70 metros de extensão - que garantem a segurança da navegação sob a ponte, ampliando os vãos de navegação de 40 metros para 100 metros nos pilares sob a pista de rolamento da ponte.
O titular da Secretaria de Estado de Transporte (Setran), Adler Silveira, reforça que o objetivo de garantir o direito de ir e vir da população de forma segura foi alcançado. “Estamos agora com o fluxo normal de passagem de veículos, assim como o fluxo normalizado das embarcações sob a estrutura da ponte. O intuito era dar mais dignidade ao transporte das pessoas que transitam na área, facilitando também o acesso dos turistas a Ilha de Outeiro, para estimular o desenvolvimento econômico e a geração de emprego e renda para a população”, pontua.
A ponte, com 360 metros de comprimento, conta com estrutura semelhante as pontes sobre o rio Guamá e sobre o rio Moju, no complexo da Alça Viária, e recebeu ainda obra de restauração total dos pilares remanescentes, novo guarda corpo para pedestres, nova pintura em toda sua estrutura, novo pavimento asfáltico e nova iluminação.
A queda do movimento e do rendimento, de acordo com o empresário Chaparral de Sousa, que tem negócios em Outeiro, foi sentida pelos empreendedores da região logo após o acidente na ponte em 2022. A iniciativa do governo do Estado em disponibilizar balsas para o deslocamento da população fez a diferença para que os negócios continuassem.
“Desde o acidente, o governo nos deu toda a assistência que precisávamos nesse momento difícil, fazendo a diferença nas nossas vidas e nossos trabalhos, por isso sinto uma alegria enorme em ver essa ponte sendo entregue. Com ela toda reconstruída vai trazer muitas melhorias pra gente, inclusive, na geração de renda. Outeiro está com cara nova, tá lindo isso aqui, a ponte ficou maravilhosa, é um presente. Quem ganha somos nós. Agora dá gosto de dizer eu moro em Outeiro”, comemora o empreendedor.