Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INFRAESTRUTURA

Construção do trapiche e novo Mercado de Peixe do município de Maracanã entra em fase de conclusão

Por Matheus Rocha (SEAC)
24/02/2023 17h45

A equipe da Companhia de Portos e Hidrovias do Pará (CPH) visitou, nesta sexta-feira (24), as obras de construção do novo terminal pesqueiro do município de Maracanã, no nordeste paraense. Os trabalhos no local estão em fase de conclusão. O novo espaço, que fica localizado na Avenida Barão do Rio Branco, irá proporcionar mais conforto e segurança para a comercialização e escoamento da produção de pescado, estimulando o desenvolvimento econômico e turístico do município.

Durante visita à obra, o engenheiro civil Márcio Tavares, presidente da Companhia de Portos e Hidrovias do Pará, destacou o avanço e a importância da obra para a população local. “A obra do Mercado de Peixe de Maracanã está bastante avançada, faltando poucos detalhes para a sua conclusão. Esta é uma obra de grande importância, que vai atender a demanda pesqueira local, dando mais segurança para a chegada do produto que abastece a cidade e a região.”  

EXPECTATIVA - Para quem vive no município de Maracanã, a chegada do novo Mercado de Peixe representa a realização de um sonho. É o caso da feirante Orlandina Ribeiro, que trabalha na área onde está sendo erguido o novo terminal. “Essa obra vai melhorar e muito a nossa situação. Trabalho aqui há mais de 30 anos. A gente fica muito feliz porque vai sair essa obra bonita e muito importante.” declarou. 

Firmino Teixeira DiasO feirante Firmino Teixeira Dias mora e trabalha próximo ao novo mercado e lembra como era o espaço antes das obras. “Eu moro e trabalho aqui em Maracanã há quase 40 anos. Isso aqui antes era só uma ponte de madeira, onde os peixeiros vendiam. Eu não via a hora de sair um mercado novo para o povo poder trabalhar com mais condições”, pontuou. 

NOVO MERCADO -  Com investimento na ordem de R$1,4 milhões, o novo Mercado de Peixe irá contar com 19 boxes comerciais, um depósito e três banheiros, sendo um deles destinado a pessoas com deficiência. Os espaços serão integrados por uma área de circulação com mais de 167 metros quadrados. A obra também contempla uma área de urbanização com cerca de 300 metros quadrados. Para o embarque e desembarque de produtos e pessoas, está sendo construída uma rampa em concreto armado com aproximadamente 32 metros de comprimento e 2,20 metros de largura.

Presidente da CPH Márcio TavaresAtualmente, as equipes responsáveis pela obra atuam na fixação de painéis em vidro temperado, execução da cobertura e serviços de concretagem da rampa da passarela externa.

Ainda de acordo com o presidente da CPH, Márcio Tavares, a expectativa é que os trabalhos no local sejam concluídos até o final do mês de março.