Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Após 100 dias de tratamento, bebê prematuro recebe alta do Regional da Transamazônica (PA)

Joaquim Alcântara ficou internado por 104 dias na unidade gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (Sespa); tratamento mobilizou atuação de equipe multiprofissional

Por Governo do Pará (SECOM)
24/02/2023 15h30

O Hospital Regional Público da Transamazônica (HRPT), em Altamira (PA), administrado pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (Sespa), registrou nesta semana, a alta de Joaquim Alcântara, bebê que nasceu prematuro, com 28 semanas, e recorreu a tratamento por 104 dias nos setores de Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTI neo) e Unidade de Cuidados Intermediários (UCI).

Joaquim nasceu em 4 de novembro de 2022, em outra unidade de saúde. Por conta da gravidade do quadro clínico, foi transferido para o HRPT no dia seguinte ao nascimento. Com apenas 28 semanas e pesando 776 gramas, o bebê era considerado prematuro extremo, segundo indicadores da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP).

Por ser prematuro, Joaquim teve complicações respiratórias e para se alimentar. Mas com os cuidados especiais e todo carinho que recebeu da equipe multiprofissional, o tratamento teve sucesso. Cada ganho de peso era celebrado por toda a equipe.

"Ele chegou em estado grave, nos deu vários sustos, mas tudo foi superado. E o melhor presente que podemos ganhar é vê-lo indo para casa. O Joaquim é um grande vencedor, criamos um vínculo emocional muito forte e desejamos uma vida repleta de saúde e felicidades para ele e toda família", celebrou Cleiton Araújo, coordenador das unidades infantis.

Para Miziane Rodrigues, mãe do pequeno, os dias de ansiedade e angústia acabaram. Agora, ela pode respirar aliviada. "Graças a Deus estamos voltando para casa. Só posso agradecer todo cuidado e carinho que essa equipe de profissionais teve com meu bebê. É uma sensação maravilhosa", festejou.

No período em que esteve no HRPT, o bebê foi acompanhado por equipe multiprofissional, composta por enfermeiros, médicos, fonoaudiólogas, nutricionistas e fisioterapeutas. 

O Hospital Regional Público da Transamazônica atende mais de 20 especialidades, sendo referência para mais de 500 mil pessoas nos nove municípios da região: Altamira, Anapu, Brasil Novo, Medicilândia, Pacajá, Porto de Moz, Senador José Porfírio, Uruará e Vitória do Xingu.