Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CARNAVAL EM ICOARACI

Brincantes do 'Rabo do Peru' contam com apoio dos agentes de segurança pública na folia

O desfile do bloco tradicional marcou o encerramento da folia no distrito, com total acompanhamento das forças integradas de segurança

Por Walena Lopes (SEGUP)
22/02/2023 18h45

O tradicional bloco de rua “Rabo do Peru” retornou às ruas do distrito de Icoaraci, em Belém, após dois anos suspenso em razão da pandemia de Covid-19. Nesta Quarta-Feira de Cinzas (22) o bloco reúne um público aproximado de 200 mil foliões pelas ruas de Icoaraci. A festa, que marca o encerramento do Carnaval no distrito, contou com ações preventivas e ostensivas dos órgãos de segurança pública, em ações integrados da Operação Carnaval 2023, coordenada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup).

A concentração do bloco foi na Rua Soledade. Neste ano o desfile seguiu em linha reta, com dispersão na Rua 15 de agosto. Durante todo o trajeto, 200 policiais do 10º Batalhão de Policiamento Militar atuaram nas travessas e no entorno do cortejo.

Policiais militares integraram as ações durante o CarnavalAs ações foram realizadas com o objetivo de prevenir situações de risco e o enfrentamento às ações criminosas, a fim de garantir maior tranquilidade aos foliões. O policiamento ostensivo foi distribuído em rondas a pé e com o apoio de viaturas e motos, contando também com agentes das unidades policiais nas ruas do distrito, garantindo a segurança durante o evento.

Retorno - “Após dois anos de pandemia o bloco Rabo do Peru pôde desfilar pelas ruas de Icoaraci, este que é um bloco tradicional do distrito e que reúne não somente os moradores da região, mais também foliões da Região Metropolitana de Belém, que vem prestigiar o evento. Para isso, concentramos nossas ações nas transversais do cortejo, reunindo o efetivo completo do Batalhão, juntamente com o apoio dos demais órgãos de segurança, para garantir uma diversão mais segura a todos os brincantes”, ressaltou o comandante do 10º Batalhão de Policiamento Militar, tenente-coronel Jerônimo Silva.

O comandante das ações de segurança no entorno do bloco destacou também que neste ano, por determinação judicial, não haverá as tradicionais festas de aparelhagem após a passagem do bloco. “Conseguimos uma conquista junto ao Ministério Público para suspensão das festas de aparelhagem, assim como de qualquer outro evento de grande porte, justamente para que pudéssemos evitar  imprevistos e acidentes, visto que o próprio bloco já se trata de um grande evento”, reforçou o tenente-coronel Jerônimo Silva.

Integração - Entre os órgãos que participaram da ação estavam a Guarda Municipal, fazendo o bloqueio das vias do circuito, assim como a Secretaria Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob). O Departamento de Trânsito (Detran) e a Delegacia de Meio Ambiente (Demapa) também estiveram presentes com equipe de apoio.

O Corpo de Bombeiros Militar ficou de prontidão para atender qualquer ocorrência. O evento iniciou as 15 h, com a saída do bloco na Rua Soledade, e encerrou as 19 h, na Rua 15 de Agosto.