Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
MÚSICA

Aluno do Carlos Gomes representa Pará em festival americano

Por Governo do Pará (SECOM)
22/02/2023 14h57

O estudante de trombone do curso de Bacharelado em Música do Instituto Estadual Carlos Gomes (IECG), Marcos Santos Saldanha (32), é o primeiro paraense a ser convidado para se apresentar no International Festival Trombone, realizado em julho deste ano, em Salt Laje City (EUA).
                                     
Além de estudante de trombone, Marcos possui graduação na área de Ciências Humanas e Educação, com Licenciatura em Letras – Português. O jovem conta que deixou a carreira como professor de português para seguir o sonho de ser músico. “Iniciei meus estudos em 2022, sob mentoria do Professor Esp. Denison Pastana, e atualmente estou cursando o 3° semestre na Instituição. Por causa da música, abri mão da minha profissão de docente e aceitei o desafio de me construir no cenário musical”, explica.

“Apesar das lutas e dificuldades, aqui estou eu compartilhando o que vem acontecendo desde quando comecei este caminho e, com a ajuda de Deus, família e amigos, conquistei e realizei sonhos”, relembra Marcos, que atua na Orquestra Sinfônica Carlos Gomes (OSCG) como 2° trombone, é Chefe de Naipe de trombones na Banda Sinfônica Carlos Gomes (BSCG) e integrante do Coral de Trombones do IECG, tocando Trombone Baixo.

Festival - O ITF (International Trombone Festival) é um dos maiores festivais de trombonistas do mundo. Para conseguir participar do evento, Marcos precisou enviar um pedido de solicitação de participação, e após os organizadores constatarem que o músico cumpria com os requisitos necessários, a própria diretora do ITF, Karen Marston, emitiu uma carta convite em seu nome, convidando-o para o evento.

“As peças que irei apresentar no festival ainda estão em processo de seleção, porém, já tenho duas composições que serão executadas obrigatoriamente, são elas: o Concert in one movement for Bass Trombone and Piano de Alexei Lebedjew e Concertino em F Major for Bass trombone de Ernst Sasch, adianta Saldanha.  

Marcos conta que a expectativa para as apresentações é grande. “É uma enorme responsabilidade, pois o exterior possui renomada reputação em quesitos musicais, contudo, acredito que estou preparado, com trabalho e seriedade é possível alcançar as  metas estabelecidas”, reflete o trombonista.

Oportunidades – Além do convite para tocar no International Trombone Festival, Marcos Saldanha também recebeu uma carta convite para participar do Numskull Brass Festival, que ocorrerá na Espanha. O evento reúne músicos de vários países da Europa e contará com uma vasta programação pedagógica e musical voltada para instrumentistas de metais.

Texto: Mayave Ribeiro