Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
FOLIA

CarnaCIIR 2023 inicia com diversão aos reabilitandos e acompanhantes

Programação carnavalesca em meio às terapias segue até a sexta-feira (24) com o setor de Arte e Cultura conduzindo arrastões culturais

Por Governo do Pará (SECOM)
21/02/2023 15h03

Para os usuários e acompanhantes que não viajaram e apostaram em uma diversão em meio às terapias, uma boa pedida nesta última segunda-feira (20) foi o primeiro dia de programação do Carnaval no Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), em Belém, com o CarnaTEA, conduzido pelo Núcleo de Atendimento ao Transtorno do Espectro Autista (Natea), em parceria com o setor de Arte e Cultura.  

O reabilitando Santiago Carvalho, de 5 anos, acompanhado do pai, Thiago Carvalho, de 30 anos, iniciou o seu dia de acompanhamento no Centro produzindo máscaras e enfeites temáticos junto com os seus amiguinhos, um verdadeiro “esquenta” para ir a mais um dia de terapia.  

Contente, Thiago Carvalho acompanha o filho no primeiro dia de Carnaval“Essa programação está sendo bem legal. Além de ter a terapia normalmente sem interromper o processo, ele se diverte com as produções, e o melhor, desenvolve brincando, além de organizá-lo para entrar na sala”, conta.

O pai ainda pontua que o evento “é importante na inclusão social porque também trabalha a interação cultural sendo um complemento no quadro clínico junto com as terapias”.  

Santiago e os amigos foram para as salas terapêuticas a caráter e, claro, com as máscaras produzidas por eles. Na segunda, o garotinho teve atividade com a fonoaudióloga Monique Santos.  

A profissional salienta que o cronograma terapêutico carnavalesco do menino trouxe a estimulação visual e linguagens. “Trabalhamos no plano de acompanhamento dele, a comunicação. Quando chegou à fonoaudiologia, ele não tinha a fala, sem interação social e contato visual, todos pré-requisitos para a comunicação. Por isso, ao longo de um ano, a fonoaudiologia vem estimulando por meio de figuras, a comunicação, como a atividade de hoje”, explica.

Todas as atividades voltadas para o usuário são traçadas com o objetivo de colagem, recorte e pintura, isto é, a produção de máscaras que ele realizou nesta segunda. “Trazemos sempre o lúdico para o atendimento ao Santiago. Hoje, estimulamos a área de compreensão e a expressividade com o complemento da atividade carnavalesca, tudo para agregar ao seu desenvolvimento”.  

CarnaCIIR 2023 - A programação carnavalesca em meio às terapias segue até a sexta-feira (24) com o setor de Arte e Cultura conduzindo arrastões culturais por toda a dependência do CIIR com o bloquinho da inclusão e desfile de fantasias de usuários e acompanhantes. O Centro Especializado em Reabilitação (CER IV) também realizará terapias baseadas na temática. 

Estrutura - O CIIR é referência no Pará na assistência de média e alta complexidade às Pessoas com Deficiência (PcDs) visual, física, auditiva e intelectual. Os usuários podem ter acesso aos serviços do Centro por meio de encaminhamento das unidades de Saúde, acolhidos pela Central de Regulação de cada município, que por sua vez encaminha à Regulação Estadual. O pedido será analisado conforme o perfil do usuário pelo Sistema de Regulação Estadual (SER). 

Serviço: O CIIR é um órgão do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O Centro funciona na Rodovia Arthur Bernardes, n° 1000, em Belém. Mais informações: (91) 4042-2157/58/59. 

Texto: Pallmer Barros/Ascom CIIR