Grupamento Fluvial de Segurança apoia o patrulhamento na região de Cametá
Atuando com 15 agentes e três embarcações de alta potência, o GFlu protege a população que se desloca pelos rios, em parceria com a Marinha
Com a embarcação “Estrela do Norte” funcionando como base operacional, uma lancha de 150 HP de potência (LV G13) para patrulhamento ostensivo e uma lancha 300 HP, o Grupamento Fluvial de Segurança Pública (GFlu) reforça as ações de proteção aos foliões que se deslocam para Cametá, município da Regi]ao de Integração Tocantins. Os agentes realizam ações de salvamento aquático, em parceria com a Marinha do Brasil, que também está atuando no patrulhamento da área.
O GFlu atua na Operação Carnaval garantindo a tranquilidade nos rios da região
O Grupamento Fluvial atua com 15 agentes das polícias Militar e Civil, e do Corpo de Bombeiros Militar nas diligências, abordagens e salvamentos. O principal acesso para Cametá é pelos rios, por isso a presença do GFlu é fundamental para manter a segurança.
“Desde a nossa chegada, estamos diligenciando nas embarcações e balsas que chegam a Cametá. O fluxo está intenso, mas nossas equipes estão empenhadas em coibir toda e qualquer prática ilícita que for detectada. A Capitania dos Portos também está sendo nossa parceira nessas ações nos rios”, informou o coordenador de Operações do GFlu, Alex Moraes.
Segurança e informação - Quem chega para aproveitar o Carnaval na cidade aprova a atuação das forças de segurança. Em sua primeira viagem para Cametá, o empresário Walter Gomes disse que “a presença dos policiais nos garante segurança. Chegamos para participar das programações e nos sentimos seguros”.
Nas diligências fluviais as equipes realizam também um trabalho educativo sobre combate à violência contra a mulher, distribuindo informativos e afixando materiais visuais nas balsas e lanchas. O material contém informações do Disque-Denúncia 181 e da inteligência artificial Iara, que atende às demandas via WhatsApp.Agente de segurança fiscaliza o transporte de passageiros
Força-tarefa - A Operação Carnaval 2023 é realizada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), em conjunto com os demais órgãos que compõem o Sistema de Segurança Pública (Sieds), por meio de ações em mais de 70 localidades. Em Cametá, a Segup instalou um Centro Integrado de Comando e Controle móvel e conta com o apoio do GFlu durante as programações.
Participam da Operação Carnaval 2023 as polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Departamento de Trânsito (Detran), Polícia Científica do Pará, Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), grupamentos Fluvial (GFlu) e Aéreo (Graesp) de Segurança Pública, Centro Integrado de Operações (Ciop), guardas municipais, órgãos de fiscalização de trânsito municipais e Polícia Rodoviária Federal (PRF).
As atividades ostensivas, preventivas e de fiscalizações serão realizadas durante todo o período de feriado prolongado, prosseguindo até a próxima quarta-feira (22).
Texto: André Macedo - Ascom/Segup