Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CIDADANIA E LAZER

UsiPaz Padre Bruno Sechi tem carnaval com sambas, marchinhas e animados foliões

Festa contou com a Escola de Samba da Matinha, percussionistas do Movimento República de Emaús e com o Bloquinho da Usina

Por Dani Franco (SEAC)
18/02/2023 11h44

Crianças curtem a folia na UsiPaz do bairro do Bengui, em BelémA chuva ameaçou um cai um não cai enquanto os brincantes da Usina da Paz Padre Bruno Sechi, no bairro do Bengui, em Belém, chegavam para a festa. Aos poucos, mães, avós, irmãos e irmãs em suas fantasias se juntavam à bateria da Escola de Samba da Matinha que iniciou o samba no final da tarde desta sexta-feira, 17 de fevereiro.

Elas capricharam nas fantasias para a diversão na UsiPaz Padre Bruno Sechi Organizada pelos coordenadores da Usina da Paz, a brincadeira momesca foi um momento de união e diversão para o público que participa das atividades da UsiPaz, como é o caso da dona de casa Fabiane Correa, 29, mãe do Wesley de 9 anos. Ela e o filho participaram juntos das oficinas de confecção de máscaras de carnaval. 

Integrantes da Escola de Samba da Matinha garantiram a animação com muito batuque e suingue na UsiPaz Padre Bruno Sechi “A gente participa de tudo aqui desde que inaugurou. Faço tratamento com dentista, consulta clínica, trago meu filho pra brincar. A gente vive aqui”, conta Fabiane. “Essa festa está sendo muito boa porque é a gente da Usina fazendo o carnaval”, anima-se ela.

Além de brincar o carnaval, houve também quem aproveitasse o momento para fatura uma renda extra. As amigas Tayssa e Letícia, de 11 e 13 anos, se juntaram ao bloco vendendo cachorro quente. “Eu faço aula de reforço aqui na Usina e hoje vim vender para juntar um dinheiro pra ir ao retiro da minha igreja”, disse a estudante Tayssa.

Segundo Juliana Chaves, coordenadora geral da Usina da Paz Padre Bruno Sechi, o objetivo era unir a comunidade em um momento de alegria. “Nós já tivemos várias experiências bem bacanas com grandes eventos, como no Halloween onde vieram mais de mil pessoas. Nós acreditamos que o carnaval também é um momento que a gente precisava garantir para a população daqui”, acredita. 

A festa também apresentou o resultado das oficinas de máscaras e laços da Fundação Cultural do Pará e contou com apoio de trio elétrico vindo da Secretaria de Estado de Cultura (Secult). Diversos alunos dos cursos de percussão da UsiPaz Pe. Bruno se uniram aos ritmistas do Movimento República de Emaús e conduziram o cortejo com a animada charanga do Bloquinho da Usina.

Na semana que vem, o carnaval das Usinas da Paz será realizado nas UsiPaz Jurunas/Cóndor, de 23 a 28, e Canaã dos Carajás, no dia 25 de fevereiro.