Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE NA FOLIA

Hospital Regional do Marajó adere à campanha de prevenção de IST no Carnaval

A mobilização nacional promovida pelo Ministério da Saúde visa incentivar o uso de preservativos e evitar doenças transmitidas principalmente durante relações sexuais

Por Governo do Pará (SECOM)
17/02/2023 18h44

O Hospital Regional Público do Marajó (HRPM), em Breves, município do Arquipélago do Marajó, aderiu à campanha nacional do Ministério da Saúde que incentiva a prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) para o Carnaval 2023, que tem como tema "Voltou o carnaval e com camisinha a alegria é geral". A campanha, que tem como alvo a população de 15 a 34 anos, prevê ações em saúde com palestras e distribuição de material informativo sobre a temática, direcionadas a funcionários , usuários e acompanhantes nas áreas de atendimento da unidade.

O evento, organizado pelo Grupo de Trabalho de Humanização (GTH), também distribuiu preservativo e repassou informações sobre as doenças, como forma de contágio, prevenção e tratamento. A ação faz parte da programação alusiva ao período carnavalesco. O evento, também abordou a segurança no trânsito, enfatizando a necessidade de educação dos condutores para o uso dos equipamentos de segurança nos veículos.A enfermeira Leydy Ellen Teixeira (e) repassou as informações aos usuários no Ambulatório da unidade

Transmissão - A enfermeira do Ambulatório, Leydy Ellen da Silva Teixeira, repassou as orientações e incentivou a prevenção, principalmente com o uso de preservativos (masculino e feminino). “Sabemos que algumas pessoas portadoras de ISTs, mesmo sem sintomas ou queixas, podem transmitir as doenças, que sem diagnóstico precoce e tratadas tardiamente, podem levar a óbito. Entre elas, o HIV,/Aids hepatites e outras doenças transmitidas por relações sexuais”, ressaltou a enfermeira.

Ela também frisou a importância do teste rápido e da vacinação em todas as fases da vida, acrescentando que o único método efetivo de prevenção é o uso de preservativo durante as relações sexuais.

Leydy Ellen Teixeira observou ainda que as ISTs têm um impacto direto sobre a saúde, podendo provocar infertilidade, sequelas neurológicas e complicações na gravidez e no parto, culminando até em morte fetal.

Segurança no trânsito - A palestra sobre segurança no trânsito contou com o apoio do chefe de Operações da Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) em Breves, Jeffeson Cardoso Couto. "O Detran não é apenas um órgão que fiscaliza o trânsito, mas também que educa, que faz a conscientização do condutor, para que ele possa andar de maneira correta e tranquila. É importante manter algumas condutas, entre elas não beber quando for dirigir, para evitar acidentes e constrangimentos no trânsito”, disse o gestor.

Jeffeson Couto afirmou ainda que a equipe trabalha com a meta de mudar a realidade do município, onde muitos condutores de veículos não usam equipamentos de segurança no trânsito, como o capacete, e outros sequer possuem habilitação para dirigir. “Estamos trabalhando, o máximo possível, para amenizar essas situações e práticas que vêm causando vários acidentes e transtorno na área da saúde, com aumento do índice de acidentados", reiterou.

O HRPM é um órgão da rede de saúde pública do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). A unidade presta assistência de média e alta complexidade para aproximadamente 300 mil habitantes dos municípios vinculados ao 8º Centro Regional de Saúde (CRS), que abrange os municípios de Breves, Anajás, Bagre, Curralinho, Gurupá, Melgaço e Portel.

Serviço: O Hospital Regional Público do Marajó está localizado na Avenida Rio Branco, nº 1.266, Bairro Centro. Mais informações: (91) 3783-2140/3783-2127.

Texto: Maicon Brilhante - Ascom/HRPM