Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
MISSÃO SOCIAL

Alunos da Usina de Marituba recebem certificados do Projeto 'Cenas de Paz'

As oficinas realizadas pela Funtelpa mostram aos participantes várias oportunidades de construção de conteúdos na área de comunicação

Por Raiana Coelho (SECTET)
17/02/2023 19h59

Concluintes das oficinas promovidas pela Funtelpa no âmbito do Programa Territórios pela PazA manhã desta sexta-feira (17) teve emoção e alegria na Fundação Paraense de Radiodifusão (Funtelpa), onde 15 alunos da Usina da Paz Antônia Corrêa, em Marituba (Região Metropolitana de Belém), receberam os certificados de encerramento das oficinas realizadas pelo Projeto "Cenas de Paz", e tiveram a oportunidade de conhecer as instalações da Fundação, como parte da última ação realizada pelo grupo.

“É muito emocionante estar aqui. Foram quatro meses bem intensos, divertidos. A gente conheceu pessoas novas, teve acesso a coisas que antes não tinha, como o teatro, câmeras, um mundo de audiovisual que não estava presente no nosso dia a dia, e que agora a gente pode usar na nossa rotina. A chegada da Usina pra gente fez chegar também novas oportunidades”, declarou a estudante Letícia Feitosa, 20 anos, que mora em Marituba. Na Funtelpa, ela estava no lugar certo, pois pretende seguir carreira na área de comunicação.

Foi a décima turma formada pelo projeto, desenvolvido pela Funtelpa dentro do Programa Territórios pela Paz (TerPaz), política pública do governo do Estado, que desde 2019 garantiu a mais de 300 jovens a certificação na criação e produção de conteúdos de comunicação envolvendo rádio, televisão e web, como explicou a gestora do “Cenas de Paz”, Vanessa Vasconcelos. “Cada turma é um momento de emoção muito grande. A gente pensa de fora, olhando o mundo midiático da televisão, rádio e web. É um mundo inalcançável, principalmente para a juventude em áreas de vulnerabilidade social. E o que a gente leva para os Territórios da Paz é justamente mostrar para esses alunos o quanto é possível gerar e produzir conteúdo mesmo que não tenha grandes equipamentos. Basta ter a vontade de se tornar um comunicador”, frisou a jornalista.

Vanessa Vasconcelos, gestora do “Cenas de Paz”, destacou a missão social com a juventude atendida pelo projetoVanessa Vasconcelos também falou sobre a missão social que o projeto cumpre com a juventude das áreas atendidas. “A gente percebe que eles não têm esse canal de comunicação nem em casa e nem na sociedade, e o 'Cenas' funciona como uma ferramenta de exposição do que eles têm de mais íntimo. É como se eles percebessem que a comunicação pode ser essa ferramenta em que podem externar tudo aquilo de mais triste que faz o coração deles doer”, acrescentou.

José Fabiano, destaque das oficinasOportunidade - O encerramento do ciclo de oficinas, realizado em 16 sábados, também foi marcado pela escolha de um aluno da turma que se destacou durante a jornada, para se tornar jovem aprendiz na Funtelpa, abrindo caminho para o mercado de trabalho. José Fabiano, 17 anos, foi o escolhido pela equipe pedagógica. “Geralmente, eu sempre tenho muito para falar, mas é que hoje eu fiquei sem palavras. Isso é muito gratificante, receber esse certificado. Eu estou muito feliz; meu coração está a mil. Eu pretendo seguir na carreira de comunicador e ser um bom profissional para contribuir com a sociedade”, disse José Fabiano.

Durante a cerimônia de encerramento, a turma assistiu à exibição de materiais audiovisuais produzidos por alunos que já passaram pelo projeto, e ouviram relatos de ex-alunos que atualmente fazem parte da Funtelpa, atuando em diversos programas da Fundação. Os alunos finalizaram a programação nos estúdios do “Sem Censura Pará”, onde conheceram os bastidores de um dos programas mais assistidos da emissora.