Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ABASTECIMENTO

Sistema de Abastecimento de Água de Castanhal já está com de 85% das obras concluídas

Serviços estão acelerados nos setores Jaderlândia, Santa Catarina, Estrela, Comandante Assis, Usina, Caiçara e Imperador

Por Luciano Cuns (SECOM)
17/02/2023 15h27

Seguem cada vez mais em ritmo acelerado as obras de ampliação do sistema de abastecimento de água de Castanhal, no nordeste do Estado. O avanço dos trabalhos no canteiro de obras já alcança 85% do total do projeto executado. As atividades estão em andamento nos setores Jaderlândia, Santa Catarina, Estrela, Comandante Assis, Usina, Caiçara e Imperador.

Um motivo de orgulho para a equipe responsável pelo novo sistema de abastecimento na cidade é a conclusão das obras no Setor Estrela, que já está pronto para ser entregue para a população. 

As etapas finais da instalação da Estação e Sistemas de Tratamento de Água do novo setor já foram finalizados. O Salão dos Conjuntos moto-bombas de distribuição e lavagem dos filtros, a sala da operação e dos quadros de comando, as instalações elétricas, cabines de medição e toda parte de urbanização também já foram concluídas, um sistema novo e automatizado para melhorar a operação do abastecimento de água para os moradores de Castanhal.

“No Setor Usina, seguimos com a instalação de um novo poço para atender os moradores da área. O conjunto submerso também já foi implantado,assim como na parte da urbanização da área. Ja concluímos a construção da mureta e instalamos o transformador e os postes de energia elétrica. Na área da instalação Elevatória de Água Bruta, os conjuntos moto-bombas e o quadro de comando também já foram instalados", pontuou Armando Machado, engenheiro da Companhia de Saneamento do Pará.

As etapas do projeto total do novo sistema de abastecimento da cidade também seguem em outros setores, como é o caso do Comandante Assis. A etapa atual do projeto se concentra no início dos serviços para instalação do conjunto submerso. Etapas de urbanização como os muros e postes de energia, também já foram concluídas.

O setor Usina também segue com as obras bem adiantadas. Os trabalhos concentram-se na construção do Reservatório Elevado, assim como também no Setor Caiçara, que está com as etapas de construção do Reservatório Elevado, muros e portões de proteção já adiantados pela equipe responsável pelo projeto.

Os benefícios não param por aí. Outro passo iniciado neste mês está concentrado no bairro Imperador com a execução dos serviços de urbanização da área de proteção do poço existente na área.

No final de janeiro do ano passado, a Cosanpa entregou o sistema Jaderlândia, este que é o primeiro de todos os setores que compõe o projeto total que segue no município. 

Foram 14 anos de espera, já que o projeto é de 2008, mas não avançou nas gestões passadas. O empreendimento foi retomado em 2019 por determinação do governador do Estado, Helder Barbalho. Essa primeira parte da obra beneficiou 35 mil moradores do município com água de qualidade.

Já em setembro, o Setor Cohab também foi entregue para os moradores da cidade modelo. A entrega do setor beneficiou 8 mil moradores do Bairro Saudade 1. 

Mais de nove bairros serão atendidos com as obras, entre eles: Jaderlândia, Santa Catarina, Estrela, Fonte Boa, Saudade I, Centro, Nova Olinda, Ianetama e Caiçara. Além das estações de tratamento de água, serão também instalados 138 quilômetros de redes e 13 mil ligações residenciais.

Veja os bairros e conjuntos que serão atendidos por cada setor de abastecimento: 

Setor Jaderlândia: Conjuntos Jaderlândia, Jardim Tropical, Bom Jesus, Rouxinol e Olho D’água; 
Setor Santa Catarina: Bairro Santa Catarina e Conjunto Jardim Modelo; 
Setor Estrela: Bairros Estrela, Fonte Boa e Ana Júlia; 
Setor Usina - Comandante Assis: Bairros Centro, Estrela, Nova Olinda e Santa Helena; 
Setor Cohab: Bairro Saudade 1; 
Setor Imperador: Bairros Caiçara e Ianetama.
 
O investimento do Governo do Estado é de R$ 105 milhões, para que a obra possa beneficiar mais de 65 mil moradores quando estiver concluída.