Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Hospital Geral de Tailândia (HGT) realiza a 100ª sessão de hemodiálise em pacientes

Desde junho do ano passado, o hospital amplia a oferta do serviço de saúde para usuários iom diagnóstico de insuficiência renal aguda

Por Governo do Pará (SECOM)
17/02/2023 14h23

Nesta quarta-feira, 15 de fevereiro, o Hospital Geral de Tailândia (HGT), realizou a 100ª sessão de hemodiálise na unidade, desde junho do ano passado, com a assinatura do termo aditivo, o HGT se prepara para aumentar a oferta deste serviço de saúde do Estado. Atualmente, a hemodiálise é oferecida para usuários internados com diagnóstico de insuficiência renal aguda, na Unidade de Cuidados Intermediários (UCI), e em breve será ampliada com a oferta de novos leitos ambulatoriais.

Jenifer Ribeiro, enfermeira nefrologista responsável pela assistência de hemodiálise no HGT, relata que é um procedimento que realiza a função do rim, quando ele não funciona de forma adequada, retirando as substâncias tóxicas, água e sais minerais pelo auxílio de uma máquina. Naturalmente, os rins são agentes que limpam e eliminam, por meio da urina, as substâncias ruins do organismo.

Desde o dia 13 de setembro de 2022, foi implantado serviço da hemodiálise na UCI, para pacientes em Urgência Dialítica e Insuficiência Renal Agudo (IRA) e, desde a implantação da hemodiálise, os profissionais da Assistência têm detectado melhoria na qualidade da assistência aos pacientes que necessitam do serviço.

“Antes da implantação, os pacientes que necessitavam realizar hemodiálise em caráter de urgência tinham que aguardar disponibilidade de leitos de transferência para poder realizar a diálise e hoje, melhorando a qualidade de vida das pessoas que necessitam dos cuidados do HGT nesse sentido, já conseguimos acolhê-los. Nossos pacientes também têm a comodidade, facilidade no prognóstico, porque a agilidade é maior. Desde o início das hemodiálises, conseguimos muitas vezes retirar o paciente de um quadro agudo”, pontuou Jenifer Ribeiro.

Roberto Bolcen, 56, expressa sua satisfação que sua esposa, Maria Lucia Ferreira, internada na UCI, poder realizar o procedimento no HGT após apresentar um quadro de Insuficiência Renal Agudo. “O serviço de hemodiálise em Tailândia é um grande avanço. É ótimo ter esse atendimento aqui no HGT, é gratificante receber do estado essas melhorias na saúde do nosso município”, comentou o aposentado.

Expansão - Desde o dia 25 de junho de 2022, com a assinatura do Termo Aditivo de contrato para ampliar, o HGT está em obras de novos espaços propostos para melhorar ainda mais a assistência prestada à população da região do nordeste paraense. Até 2023, o Governo do Pará vai ampliar a estrutura do HGT com 10 leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI’s) para neonatal/adultos, e mais um Centro de Hemodiálise com 20 cadeiras.

A gerente assistencial do HGT, Ane Francy, complementa que desde a implantação do serviço de Hemodiálise para pacientes com IRA, nos últimos 6 meses, foi reduzida em 96% a necessidade de transferência destes usuários. “Nossa missão é promover assistência segura em saúde para garantir qualidade e segurança da assistência aos nossos usuários. Com esse objetivo, realizamos capacitação continuada da equipe e contamos com suporte da especialista Nefrologista para discussão de casos”, completou a gestora.

Estrutura - O HGT tem 51 leitos e mantém uma Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) com nove leitos, sendo seis adultos e três pediátricos. Os usuários que dependem do Sistema Único de Saúde (SUS) têm acesso aos serviços oferecidos pelo HGT por meio da Central de Regulação Municipal, e aos de urgência e emergência em livre demanda ou encaminhados pelo Samu, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Rodoviária.

SERVIÇO

O HGT é uma unidade de saúde do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O hospital fica na avenida Florianópolis, s/n, no Bairro Novo. Mais informações pelo telefone (91) 3752.31210.

Texto de Pedro Amorim / Ascom HGT