Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Sespa inicia Operação Carnaval neste sábado (18), em Belém e no interior, com ações práticas  

Secretaria de Estado de Saúde, por meio da Coordenação Estadual de IST/Aids, estará em municípios orientando e prevenindo sobre riscos à saúde

Por Melina Marcelino (SESPA)
17/02/2023 14h28

Depois de dois anos sem aproveitar uma das festas mais populares do Brasil, o carnaval, muitos foliões estão ansiosos para curtir a folia de momo. Pode preparar a fantasia e os adereços, pois tá liberado dançar, brincar, curtir e pular o carnaval, mas não pode deixar de lado a prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). 

Para garantir uma festa segura a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), por meio da Coordenação Estadual de IST/Aids realizará no período de 18 a 22 de fevereiro, a Operação Carnaval 2023. 

Equipes da secretaria vão estar nos principais balneários do estado como Vigia, Cametá, Bragança, Abaetetuba, Curuçá,Salinas e na programação do Circuito Mangueirosa, em Belém, onde serão oferecidos serviços de orientação e distribuição de preservativos masculino e feminino, panfletos, testagens rápidas para HIV, Sífilis, Hepatite. 

O secretário de Saúde, Rômulo Rodovalho, reforça a importância da prevenção durante os festejos de carnaval, mas ressalta que os serviços estão disponíveis na rede pública ao longo de todo o ano. “Todas as formas de prevenção, testagem e tratamento às Infecções Sexualmente Transmissíveis são ofertadas de forma gratuita na rede pública de saúde durante todo o ano, mas especialmente no período de Carnaval, onde todos querem curtir, brincar, já que foram dois anos sem a festa por causa da pandemia do coronavírus, então é importante se prevenir para evitar uma IST. Nossas equipes estão trabalhando para que os foliões aproveitem de forma segura. Não custa nada passar no local e procurar os serviços que estão sendo oferecidos pela Sespa”, destacou o titular da secretaria. 

A ação é realizada em parceria com a Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (SEGUP) por meio do Centro Integrado de Comando e Governo do Pará (CICC) e prefeituras municipais. Os foliões podem se dirigir aos postos da Sespa que estarão localizados no ônibus do programa Território pela Paz (TerPAz) e também no centro de comando, onde serão realizadas diversas ações.

“Com a retomada do carnaval, é importante a gente enfatizar a prevenção. Esse ano o carnaval voltou para as ruas então é necessário continuar falando sobre prevenção, principalmente, as Infecções sexualmente transmissíveis, que nesse momento de festa, de gente na rua, é preciso conscientizar as pessoas sobre o uso do preservativo, festejar de forma consciente. Não deixar de lado a prevenção para evitar ISTs. Por isso nossas equipes vão estar percorrendo os principais municípios para levar informação ”, reforçou Marília Magalhães, coordenadora estadual de hepatites virais 

Vale ressaltar que todos os 144 municípios foram convidados a enviar para a Sespa propostas de projetos para o carnaval. 

Além disso, mais de 500 mil preservativos, folhetos, cartilhas educativas e equipamentos para realização de testagens foram enviados aos municípios.

Texto de Tatiane Freitas