Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
IMPRENSA OFICIAL DO ESTADO

Gestores emitem certificados digitais na sede da Imprensa Oficial do Pará (Ioepa)

Documento eletrônico contém dados da pessoa ou empresa que o utiliza para comprovação de autenticidade em operações financeiras virtuais

Por Governo do Pará (SECOM)
16/02/2023 15h32

Vice-governadora do Estado, Hanna Ghassan, no procedimento para a emissão da sua certificação digitalDesde o início do ano, a Imprensa Oficial do Estado do Pará (Ioepa) tem recebido vários secretários e gestores para emitir ou renovar seus certificados digitais, documento eletrônico que contém dados sobre a pessoa ou empresa que o utiliza para comprovação mútua de autenticidade, com garantia de maior segurança nas transações financeiras via internet. Modelo de certificado digital da Imprensa Oficial do Pará

Nesta quarta-feira (15), foi a vez da vice-governadora do Estado, Hanna Ghassan, emitir sua certificação digital em seu gabinete. Nas últimas semanas, também emitiram suas certificações na sede da Ioepa o secretário da Prodepa, Carlos Maneschy, o secretário de Estado de Transportes, Adler Silveira, a presidente do Colégio Notarial do Brasil - Conselho Federal, Larissa Rosso, a coordenadora de Comunicação da Prefeitura de Belém, Keila Negrão, o responsável pela Fundação Cultural de Belém, Eduardo Mouzinho, e Osório Adolfo, Auditor-Geral do Estado. 

Agente de registro da Imprensa Oficial do Pará no atendimento para a emissão de certificados tipos A1 e A3A certificação digital funciona como uma espécie de carteira de identidade eletrônica e permite que transações realizadas, via internet, sejam extremamente seguras. Isso ocorre porque as partes envolvidas são obrigadas a apresentar, de forma mútua, suas credenciais; o que comprova a identidade de cada um dos envolvidos no processo. 

Presidente da Iopepa, Jorge Panzera, entrega o certificado digital do secretário Carlos Maneschy, titular da ProdepaPara o presidente da Imprensa Oficial do Estado, Jorge Panzera, que costuma receber as autoridades que visitam o departamento, o certificado digital é um importante instrumento na vida moderna, não só para o gestor público, mas para qualquer pessoa física. “Os gestores públicos, principalmente, utilizam o certificado digital no dia a dia do funcionamento e nos pagamentos. Aqui é um espaço aberto a esses gestores, tanto estaduais quanto municipais, para obter a certificação”, concluiu.

A Ioepa é uma Autoridade de Registro na emissão de certificados digitais ligada à Prodesp, órgão vinculado à Imprensa Oficial de São Paulo, e oferece três tipos de certificados digitais: A1, com validade de um ano, e dois formatos de A3, com validades de 1 a 3 anos. “O A1 é um documento enviado através de um link para o email do cliente; o A3 inclui um token, parecido a um pendrive, e o outro vai no formato de cartão. Todos possuem a mesma finalidade, a diferença é apenas no formato de portar o documento”, explicou Silvia Guimarães, agente de registro da Ioepa.

Os valores e a lista de documentos necessários para emissão estão disponíveis no site da Imprensa Oficial do Estado do Pará.

SERVIÇO
A Ioepa funciona na Travessa do Chaco, nº 2271, no bairro do Marco, em Belém, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. 

Para mais informações, basta ligar para o número 4009.7843.

Texto de Viviane Tamyres