Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Programação de carnaval do Hospital Galileu orienta usuários sobre câncer de pênis

Unidade do Governo do Estado na avenida Márcio Covas, em Belém, atende urologia e 80% dos usuários são homens

Por Governo do Pará (SECOM)
16/02/2023 14h35

O cuidado com a saúde integral do homem tem sido um tema discutido amplamente no Hospital Público Estadual Galileu (HPEG), na Grande Belém. Referência em traumatologia e com 80% de seus usuários formados pelo público masculino, a unidade vem desenvolvendo ações e eventos para pôr em foco os cuidados básicos para a prevenção de doenças nos homens. Nesta semana, alusiva à programação do Carnaval, o HPEG proporcionou orientações à beira-leito para alertar pacientes e acompanhantes sobre o câncer pênis.  

A iniciativa do setor de Humanização da unidade, aconteceu em parceria com a Coordenação da Saúde do Homem da Secretaria de Saúde Pública do Pará (Sespa). “De forma leve, dinâmica e descontraída, estamos levando  esclarecimentos quanto à prevenção, ao diagnóstico e ao tratamento da doença. E aproveitamos o carnaval, onde tradicionalmente é uma festa que se quebra tabus, para tratar o tema.  A dinâmica também contou com a distribuição de panfletos e um ‘tira-dúvidas’”, detalhou Anny Segovia, coordenadora de Humanização do Galileu.

Conhecimento - O autônomo Jean Rodrigues, de 43 anos, participou ativamente da ação. O morador do bairro do Tenoné, na capital, sofreu um acidente de motocicleta e, pela segunda vez, passa pelo HPEG para dar continuidade ao tratamento. Para ele, a iniciativa foi esclarecedora e quebrou diversos tabus sobre o tema.

"Achei muito interessante o alerta para o câncer de pênis. Tinham informações que eu ainda desconhecia. A questão da vacina contra o papilomavírus humano- HPV abriu os meus olhos. Tenho filhos e por isso vou orientá-los quanto á vacinação", comentou.

Para o mecânico Augusto Pimentel, também de 43 anos, que está na unidade há quatro dias devido a retirada da platina da perna direita, as orientações sobre os sintomas do câncer de pênis foi a parte mais interessante.  “Às vezes a gente nem desconfia que pode ser um câncer”, observou.

Programação -  O coordenador da Saúde do Homem da Sespa, Diego Cutrim, acredita na importância da programação dentro das unidades de saúde, assim como também, para a sociedade em geral. “O principal objetivo foi alertar os usuários internados por longo período para importância da higiene íntima nesse período, incentivar a prática do autocuidado com sua saúde e praticar sexo seguro para evitar às Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). A campanha faz parte do calendário de saúde do homem, criado em 2021”, disse.

Cutrim ainda ressalta que a prevenção é o melhor caminho. “Para prevenir o câncer de pênis, é necessário fazer a limpeza diária do órgão com água e sabão, principalmente após as relações sexuais e a masturbação. É fundamental ensinar aos meninos desde cedo os hábitos de higiene íntima, que devem ser praticados todos os dias e também incentivar os pais e responsáveis a levar às crianças e adolescentes na faixa etária de 9 a 14 anos para realizar imunização da vacina HPV disponível na rede municipal de saúde, que faz parte do calendário nacional de imunização”, alertou.

Conscientização - Para a diretora Executiva do HPEG, Liliam Gomes, a iniciativa, além de atender ao público masculino, também alerta às mulheres para falar sobre o assunto com filhos, maridos e netos. “Conscientizar os nossos usuários sobre os cuidados com a saúde é essencial dentro de uma unidade hospitalar. Hoje, cerca de 80% do público atendido no Galileu é de homens. Mas, além disso, temos mulheres que são multiplicadoras de cuidados, levando para dentro de suas casas informações e orientações. Por isso, trabalhar ações educativas que provoquem reflexões é de extrema importância”, explicou.  

Dados - Segundo o Ministério da Saúde, o câncer de pênis é um tipo raro, com maior incidência em homens que têm 50 anos ou mais, embora possa atingir também os mais jovens. A doença está associada à má higiene íntima, à infecção pelo papilomavírus humano (HPV) e a homens que não se submeteram à circuncisão, a remoção do prepúcio, pele que reveste a glande – a “cabeça” do pênis. No Brasil, o câncer de pênis é mais comum nas regiões Norte e Nordeste, representando 2% de todos os tipos de câncer que atingem os homens. 

Perfil - O Hospital Galileu é uma unidade pública, do Governo do Estado, gerenciado pelo Instituto Social e Ambiental da Amazônia (ISSAA), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). Localizado na avenida Mário Covas, a unidade é referência.

Texto da Ascom Hospital Galileu