Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Hospital Jean Bitar adquire equipamentos de última geração para renovação de Parque Tecnológico da unidade

Por Governo do Pará (SECOM)
15/02/2023 17h11

O Hospital Jean Bitar (HJB) em Belém (PA), referência estadual na realização de procedimentos gastrointestinais e no tratamento de doenças como obesidade, diabetes, com destaque para a realização de cirurgias bariátricas, no atendimento a usuários transgêneros e na realização de cirurgias otorrinolaringológicas, acaba de receber novos equipamentos de tecnologia avançada que vão contribuir com a melhoria do tratamento dos pacientes da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto da Unidade.

Trata-se de seis respiradores mecânicos, equipamentos utilizados como método de suporte a vida para UTI´s e demais áreas que prestam atendimento emergencial para situações de insuficiência respiratória, além de outros equipamentos que serão utilizados na assistência aos usuários, que devem chegar até final deste mês.


De acordo como o diretor Executivo do HJB, o administrador Hospitalar, Giovani Merenda, a chegada dos equipamentos da UTI, inaugura o início da renovação do Parque Tecnológico da unidade. “Elaboramos um projeto de renovação do Parque Tecnológico do HJB, fizemos a gestão do processo junto à Sespa, e o investimento está sendo feito nesse sentido. Os respiradores mecânicos de última geração para uso da UTI já chegaram, e agora estão chegando os equipamentos do Centro Cirúrgico. Vamos substituir também, todos equipamentos desse setor”, informa o diretor.

Para a enfermeira coordenadora da UTI, Érica Borges, os equipamentos irão facilitar consideravelmente a atuação da equipe multiprofissional da UTI como, por exemplo, no que diz respeito à otimização do tempo, já que os aparelhos demandarão menor atividade manual, além de maior qualidade da assistência prestada aos usuários, por meio da monitorização do estado de saúde do paciente.

Com os novos equipamentos, a equipe conta com o auxílio de uma série de informações que orientarão os procedimentos e condutas realizadas por ela, além de maior qualidade da ventilação mecânica (VM), que é um processo de suporte para o tratamento de pacientes que passam por crises de insuficiência respiratória.

“O fato de os ventiladores serem novos e modernos, não só vai facilitar o nosso processo assistencial, como também, gerar melhorias no tratamento dos pacientes. Foi um ganho muito grande a aquisição desses equipamentos para o nosso setor”, destaca a coordenadora.
Para a paciente da UTI, Andreia da Silva Almeida, foi importante saber que teria acesso a um equipamento de suporte de manutenção da vida de qualidade, caso fosse necessário. A paciente passou por procedimento cirúrgico bariátrico e precisou utilizar a UTI como medida preventiva.

“É a primeira vez que sou internada em uma UTI e além de ter está sendo muito bem atendida, estou me sentindo segura. Não vou precisar desse equipamento novo, já estou prestes a ter alta,mas se eu fosse precisar, teria um equipamento moderno que ajudariam os profissionais na oferta de um atendimento mais preciso e com mais qualidade. É muito bom saber que as pessoas podem confiar não só na equipe do setor, mas no suporte tecnológico que ela tem”, opinou a usuária.

A coordenadora médica da UTI, a intensivista Leila Reseque, a nova tecnologia agregará melhores condições de atendimento à equipe da UTI e, consequentemente, melhor assistência aos usuários do setor.

“UTI se faz com tecnologia. Não só a monitorização, mas a ventilação mecânica com gráficos, acompanhamento seguro, é muito importante. Recentemente recebemos também um equipamento de ultrassonografia, e agora recebemos seis ventiladores mecânicos. A chegada desses equipamentos é algo muito bom para equipe da UTI e, mais ainda, para o nosso usuário”, pontua a intensivista.

Recentemente, o Hospital Jean Bitar recebeu o título de Acreditado Pleno (ONA 2), da maior certificadora de Qualidade do Brasil, a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e isso, segundo o gestor Executivo, Giovani Merenda, é resultado do trabalho, toda a equipe multidisciplinar que se envolve com muito profissionalismo e dedicação, no decorrer dos dias, na prestação de assistência de qualidade junto aos usuários do perfil Assistencial do HJB. Isso também é resultado do investimento em melhorias dos processos de gestão. Um exemplo disso, segundo ele, foi o projeto de investimento na aquisição de equipamentos de apoio e suporte médico-hospitalar junto à Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa).

“Somos uma unidade que presta serviço de média e alta complexidade à população paraense, sobretudo, em cirurgias complexas como, por exemplo, as cirurgias bariátricas, que hoje realizamos todas, 100% por meio de videolaparoscopia. Então, a aquisição dos equipamentos do Parque Tecnológico pela Secretaria de Estado Saúde do Pará, vem colaborar para que cada vez mais, possamos entregar os resultados para os nossos pacientes com muito mais qualidade. Agradecemos em nome de todos os usuários do Pará, ao Governo do Pará, pois o qual não mede esforços para que possamos chegar aos resultados esperados pelos nossos pacientes, o que contribui para que a nossa unidade seja reconhecida pela relevância dos serviços prestados à população”, reconhece o diretor.

“Equipar este espaço é garantir a melhoria no atendimento de cada vez mais pacientes. Trata-se de um investimento com retorno já em curto prazo. Nossos usuários estão recebendo equipamentos de altíssima qualidade e sem dúvida isso vai melhorar o serviço da nossa rede”, disse o Secretário de Saúde do Estado, Rômulo Rodovalho.

Texto: Joelza Souza