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Enem: 70% dos alunos da Escola Estadual Albanízia Lima têm notas acima de 700 na Redação

Unidade tem o projeto ‘Construção e Reconstrução do Texto, idealizado pela professora Ione Franco, especialista em abordagem textual pela UFPA

Por Giovanna Abreu (SECOM)
15/02/2023 13h19

Estudante, Luiz Gonzalez: ″Tivemos uma preparação intensa e constante na escola.″, afirma ele.Os degraus da escada da Escola Estadual Albanízia de Oliveira Lima, em Belém, foram escolhidos como o cenário da comemoração dos alunos do ensino médio, após a divulgação das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Nada menos do que 70% dos estudantes tiraram notas acima de 700 na redação do concurso. Uma bela conquista da comunidade escolar eternizada numa foto que viralizou nas redes sociais. Na imagem, os alunos exibem a pontuação feita na Redação em plaquinhas. A excelente performance deles no Enem reforça a importância dos investimentos assegurados pelo Governo do Estados na rede estadual de ensino do Pará.Aluna Adrya Mancio exibe seus 960 pontos: ″Se um trabalho público é feito com respeito e compromisso dá muito certo″,

Uma das maiores notas da escola - 960 na redação do Enem - foi da aluna Adrya Mancio, 18 anos, que sempre estudou na rede pública estadual e foi uma das monitoras do projeto ‘Construção e Reconstrução do Texto’, desenvolvido pela professora Ione Franco na unidade.

“A escola estadual sempre foi a minha casa. Se um trabalho público é feito com respeito, compromisso e esforço, dá muito certo. Nós somos exemplo disso e sinto muito orgulho, porque vi o quanto cada um se dedicou pra isso, tanto os professores, funcionários, como os alunos. Foi um trabalho em equipe. Muitos cursinhos particulares não têm uma atenção individualizada como a que recebemos no projeto e isso fez a diferença na nossa preparação”, afirmou a estudante Adrya Mancio.

Profª Ione Franco: ″O propósito é mostrar que todo aluno pode construir uma vida brilhante com base na educação″ A idealizadora do projeto, professora Ione Franco, especialista em abordagem textual pela Universidade Federal do Pará (UFPA), utiliza uma metodologia que trabalha o passo a passo da construção do texto dissertativo-argumentativo. Uma das estratégias da ‘Construção e Reconstrução do Texto’ é fazer com que o mesmo texto seja reescrito dezenas de vezes até o resultado final, para estimular o olhar crítico de cada aluno, individualmente.

“Eu não avanço, por exemplo, da introdução para o desenvolvimento, sem todos os meus alunos terem entendido como se faz, de fato, a parte inicial. Atendo individualmente uma média de 45 alunos por turma, após uma explicação geral. Levar em conta as singularidades no aprendizado é fundamental. Eles se dedicam, reconstroem textos trocentas vezes, aprimorando a escrita. É cansativo, mas o nosso propósito é mostrar que todo e qualquer aluno, independentemente de qualquer escola, da condição financeira, do lugar onde mora, pode construir a vida brilhantemente com base na educação. Já chorei muito com as mensagens que recebi, vejo que estamos inspirando outras pessoas, que é o resultado de muita dedicação de todos”, afirma a professora Ione Franco.

Com a nota 980 na redação do Enem, o aluno Luiz Gonzalez, 17 anos, disse que o empenho da equipe pedagógica, junto ao suporte e à estrutura da escola Albanízia de Oliveira Lima fizeram a diferença na sua preparação. “Tivemos uma preparação muito intensa e constante na escola. Toda semana produzia duas redações e sempre procurava estar por dentro dos assuntos da atualidade, pesquisando em livros. Eu não esperava tirar uma nota tão alta, quando vi foi um choque de alegria, especialmente, quando vi também todos os meus amigos com notas excelentes. Não tenho palavras para me expressar o que senti, só posso agradecer por todo o apoio de profissionais competentes que me ajudaram a alcançar esse resultado”.Diretor da Escola, Théo Queiroz: ″A valorização profissional reflete diretamente na qualidade do ensino"

O diretor da escola, Théo Queiroz, acredita que o resultado é fruto de um trabalho integrado entre o Governo do Estado, a comunidade escolar, os servidores e os alunos.

“A valorização profissional e a reestruturação das escolas que o governo tem garantido motiva ainda mais a entrega de todos nesse processo. Os servidores públicos valorizados refletem diretamente na qualidade do ensino e nesse resultado maravilhoso. Nós acreditamos no trabalho que é desenvolvido aqui para que os nossos alunos entrem na universidade. Desde sexta-feira (10), quando a nossa foto começou a viralizar, a gente nem dorme de felicidade vendo que a nossa luta e comprometimento com o trabalho deu resultados. É uma alegria enorme”, reconhece o diretor.

“Uma escola pública estadual pode apresentar sim um resultado incrível como o que registramos. A estrutura da escola e a dedicação dos professores tiveram importância total no meu processo de aprendizado, todos com uma didática muito boa pra nos ensinar, eu só tenho a parabenizar pelo excelente trabalho. Quando vi as notas fiquei muito feliz por mim e meus amigos, porque fiz parte da construção das redações deles, como monitor da professora, então foi ainda mais especial pra mim”, ressalta o aluno Kaynan Mackayat, 18 anos. Ele afirma que a preparação para a redação foi baseada na escrita e reescrita, com os alunos aprendendo a reconhecer os erros e reescrever várias vezes até chegar a um resultado excelente e dedica as notas apresentadas pelos alunos a esse método.

Nesta segunda-feira (13), o Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), anunciou um aumento de 15% do salário do quadro do magistério e a definição do Plano de Cargos Carreira e Remuneração (PCCR) do quadro administrativo da Seduc.

Nos últimos quatro anos, ao todo, foram reconstruídas e entregues 117 escolas no Estado, o que representa a entrega de uma unidade a cada 12,5 dias.