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AVALIAÇÃO

Hospital Abelardo Santos alcança a marca de 90% de satisfação entre os usuários

Unidade oferta desde atendimento de urgência e emergência pediátrica até a alta complexidade 

Por Governo do Pará (SECOM)
13/02/2023 12h00

O Hospital Regional Dr. Abelardo Santos (HRAS), no distrito de Icoaraci, em Belém, comemora bons resultados no quesito satisfação do usuário. No ano de 2022, a unidade alcançou a marca 91,66% de aprovação entre os pacientes e acompanhantes. O atendimento oferecido pela unidade é avaliado por meio de pesquisa realizada pelo Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU).

A unidade, que pertence ao Governo do Pará, disponibiliza 11 especialidades médicas para a população paraense, que são: vascular, urologia, cirurgia torácica, cirurgia ginecológica, mastologia, endoscopia, cirurgia pediátrica, neurocirurgia geral e de coluna, clínica geral e obstetrícia. E realiza as abordagens através de ligações telefônicas e questionários, que ficam disponíveis em diversas áreas do hospital, como internação, ambulatório, pronto-socorro obstétrico e infantil, Serviço de Apoio Diagnóstico Terapêutico (SADT). Só no último ano, foram realizadas cerca de 26.383 pesquisas.

Satisfação -  A dona de casa Fabíola Ferreira, de 31 anos, está acompanhando o filho Darlan Ferreira, 11 anos, que foi encaminhado de Pontas de Pedras, no arquipélago do Marajó, 41 quilômetros distante da capital paraense, para realizar cirurgia de hérnia umbilical. Ela considera o atendimento da unidade bastante satisfatório. “Estou gostando muito. Aqui eles explicam todos os passos. Creio que tudo vai dar certo e em breve voltaremos para casa”, afirmou. 

A supervisora do SAU, Mabelle Borges, ressalta que o setor ainda realiza a escuta individual dos usuários, convidando-os a participarem da pesquisa, para pontuarem os atendimentos e serviços prestados pelo hospital, estimula diariamente o preenchimento do questionário nos setores de atendimento e avalia e monitora mensalmente o percentual de satisfação dos usuários. 

Além disso, o hospital ainda dispõe de cerca 27 caixas de sugestões distribuídas por todo o HRAS para facilitar as manifestações dos pacientes e acompanhantes. São avaliados os setores Médico, de Higiene e Limpeza, Fisioterapia, Enfermagem, Exames, Manutenção, Nutrição Dietética e a Equipe Multiprofissional.

“É através da participação do usuário na pesquisa de satisfação que o HRAS conhece a expectativa de quem passa pelo hospital e busca-se o aprimoramento contínuo dos serviços e atendimentos oferecidos. Temos o compromisso de dar o retorno acerca das reclamações e sugestões registradas por nossos usuários. É bastante compensador recebermos mensalmente mais elogios que descontentamentos”, comemorou Mabelle. 

Avaliação - O diretor geral do HRAS, Jean Cleber, considera que o índice de satisfação maior que 90% é um reflexo positivo do trabalho diário que as equipes assistenciais e administrativas oferecem à população paraense.  

“Poder oferecer à sociedade, sobretudo aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), um atendimento diferenciado e com boa qualidade, sempre foi, e sempre será o nosso objetivo, como uma instituição reconhecida pelo atendimento que vai desde porta-aberta à pediatria até a alta complexidade, sendo a assistência humanizada nossa principal proposta”, afirmou o gestor.   

Perfil - O Hospital Regional Dr. Abelardo Santos é uma unidade pública da rede de saúde pública estadual administrada pelo Instituto Social Mais Saúde (ISMS), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

Texto: Ascom HRAS