Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
REINSERÇÃO SOCIAL

Fasepa assina termo de cooperação técnica para ofertar qualificação profissional aos socioeducandos

Parceria envolve também a Associação Polo Produtivo do Pará (APPP), por meio da Fábrica Esperança, e ofertará a experiência remunerada de trabalho

Por Governo do Pará (SECOM)
09/02/2023 15h14

O Governo do Pará, por meio da Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa), assinou, esta semana, um termo de cooperação técnica que visa à realização de ações conjuntas voltadas à manutenção e inserção dos adolescentes e jovens privados de liberdade e egressos do sistema socioeducativo. A parceria envolve também a Associação Polo Produtivo do Pará (APPP), por meio da Fábrica Esperança. A ideia e fortalecer as ações executadas pela Fasepa atendendo o que prevê o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase), para diminuir a reincidência no crime, ofertar qualificação profissional e oportunizar a experiência remunerada do trabalho.

Presidentes e diretoresSegundo Mayara Ribeiro, coordenadora de projetos da APPP, Fábrica Esperança, a retomada das atividades nas unidades da Fasepa, com os cursos de capacitação profissional, será em parceria com o Programa Escrevendo e Reescrevendo Nossa História (Pernoh), que é um programa elaborado pelo Ministério Público do Trabalho, da 8° região. As oficinas irão iniciar nas unidades de Benevides e Complexo esportivo e cultural Apoena, com alguns cursos de embelezamento (cabeleireiro, designer de sobrancelhas, alongamento de cílios, limpeza de pele, maquiagem, entre outros), além do curso de informática, panificação e corte costura. Esse planejamento é para quatro meses, mas segundo a coordenadora, já foram aprovadas verbas para que os cursos sejam executados o ano inteiro.

Mayara Ribeiro

"Esses jovens estão tendo uma nova oportunidade de se capacitar e ser incluído no mercado de trabalho, e isso é importante, para que se tenha esse olhar de que existem outras opções na vida", disse Mayara.

Conforme a Diretora Vilma Moraes, os cursos não serão somente ofertados aos socioeducandos e pós-medida, os familiares também serão envolvidos e isso fortalece o potencial protetivo das famílias, visando dessa forma resultados efetivos no processo de ressocialização.

A Fasepa em parceria com a APPP, avaliará o perfil de cada socioeducando e pensará novos cursos para serem executados até dezembro, dessa forma, construirá um calendário de execução.

“A Fasepa tem buscado resultados positivos em suas ações e parcerias, com o objetivo de alcançar a consequente diminuição dos índices de cometimento de atos infracionais. Com essa cooperação, vamos garantir aos nossos socioeducandos um novo projeto de vida”, declarou a diretora.

A assinatura do termo vai ao encontro da política do Governo do Estado de fortalecer a inclusão dos jovens no mercado de trabalho, mas também, viabilizará uma prática educacional que desenvolva habilidades e autonomia na formação para o exercício da cidadania. Os cursos profissionalizantes são vistos pelos jovens como uma boa forma de começar uma carreira, de ter boa aceitação nas empresas e de se preparar melhor para o mercado de trabalho.

O momento contou com a presença do Presidente da Fasepa, Carlos Rodrigues Junior, Diretor da Associação Polo Produtivo do Pará (APPP), Fábrica Esperança, tur Jansen, Diretora de Atendimento Socioeducativo da Fasepa, Vilma Moraes, Diretor Administrativo Financeiro da Fasepa, Darley Barros, Diretora de Reinserção Social (APPP), Jéssica Pontes, Coordenadora de projetos (APPP), Mayara Ribeiro e Assessores da Fasepa.

PERNOH

O PERNOH é uma iniciativa do Ministério Público do Trabalho e do Tribunal de Justiça do Pará, o qual atua na inserção e reinserção de pessoas em situação de vulnerabilidade social, oferecendo cursos profissionalizantes e oportunidades para o ingresso no mercado de trabalho, e tem sido parceiro da Fasepa, por meio da promoção de cursos profissionalizantes e ações com encontros reflexivos, que tem como princípio incentivar os jovens a serem protagonistas de suas histórias.

Texto/Fotos: Dani Valente (Ascom Fasepa)