Representantes do Pará debatem futuro climático durante reunião do GCF Task Force
Os estados brasileiros apresentaram aos membros o chamado "Plano de Ação de Manaus", que inclui metas comuns para os estados da Amazônia Legal
O Governo do Pará está representado na 13ª reunião anual da Força-Tarefa dos Governadores para o Clima e Florestas (GCF Task Force), realizada na cidade de Mérida, no estado de Yucatán, no México. Em 2023, o tema geral da reunião é “A saúde do planeta, a saúde de todos”. Na última quarta-feira (07), os participantes trataram sobre temas como Planejamento Estratégico da iniciativa, Financiamento Climático para frentes de mitigação e adaptação às Mudanças Climáticas, além de desafios comuns nas áreas de Produção Sustentável, Gestão e Integridade de Florestas, Bioeconomia e Comunicação.
“A comunicação é vista por todos, governadores e secretários, presentes na reunião como “tema-chave” para o êxito da iniciativa na chamada “geopolítica climática global”, destacou o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará, Mauro O’de Almeida, que participa do encontro.
Pelo peso de, juntos, deterem 85% das florestas tropicais do planeta, os líderes presentes reafirmaram a importância de acessarem e se consolidarem nos espaços de influência política e de regulações globais nas negociações sobre clima no mundo, cooperando com o setor privado, os Governos e a comunidade internacional para a transição econômica a baixo carbono e apoios para a conservação de florestas, biodiversidade e investimentos de interesse público, como para resolver questões estruturantes ao desenvolvimento local em cada território.
Os estados brasileiros apresentaram aos membros o chamado "Plano de Ação de Manaus", que inclui metas comuns para os estados da Amazônia Legal, e estratégias para captação de recursos. O PAM foi apresentado pela recém-eleita presidente do Fórum de Secretários de Meio Ambiente da Amazônia Legal, Julie Messias, também secretária de Estado de Meio Ambiente do Acre.
Nesta quarta-feira (08), terão início as sessões abertas a convidados e ao público geral. Serão realizadas diferentes mesas de trabalho e painéis baseados nos eixos estruturantes do Plano de Ações Manaus: pessoas e comunidades, conhecimento, tecnologia e inovação, financiamento, investimento e setor privado e governo e políticas públicas.
A Força-Tarefa de Governadores para o Clima e Florestas (GCF Task Force) atualmente é formado por 43 estados e províncias, situados em 11 países, de 5 continentes: Brasil, Bolívia, Colômbia, Costa do Marfim, Equador, Espanha, Estados Unidos, Indonésia, México, Nigéria e Peru. Foi fundada em novembro de 2008, por estados do Brasil, México, Indonésia e Estados Unidos, e tem se expandido desde então.
Neste ano, a partir desta reunião, os departamentos (estados) de Pando, Santa Cruz, Tarija, na Bolívia, e Morona Santiago, no Equador, passam a oficialmente fazer parte desta Força-Tarefa.