Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
QUALIDADE

Regional do Marajó conquista reconhecimento nacional com o selo Green kitchen

Unidade obteve selo de qualidade indicado para restaurantes que aprimoram padrão de qualidade em benefício de seus usuários, levando em consideração aspectos sociais e ambientais

Por Governo do Pará (SECOM)
08/02/2023 12h45

Hospital Regional Público do Marajó (HRPM), em Breves, conquistou o selo de reconhecimento nacional pela qualidade da alimentação preparada e servida aos usuários, acompanhantes e colaboradores. O selo Green kitchen (Cozinha Verde) é resultado do constante investimento da gestão da unidade hospitalar em favor da melhoria contínua da gastronomia hospitalar.

Dentro do processo de seleção de instituições concorrentes ao selo Green kitchen, o HRPM obteve 42 pontos no programa da Fundação para a Pesquisa em Arquitetura e Ambiente (Fupam), indicado para restaurantes que aprimoram constantemente o padrão de qualidade, em benefício de seus usuários, levando em consideração aspectos sociais e ambientais.

A responsável pelo Serviço de Nutrição e Dietética (SND) da unidade hospitalar, nutricionista Renata Feio, fala com sensação de dever cumprido. 

“A renovação do selo de qualidade do Green kitchen, pelo quarto ano consecutivo, firma o nosso compromisso em manter a riqueza da sustentabilidade dentro do nosso hospital e perante a sociedade, sempre caminhando em um processo de melhoria contínua. A cada ano, o desafio é maior, porém, sempre estamos desempenhando o nosso papel com esforço, dedicação e responsabilidade levando a importância da riqueza do mundo natural”, reforça.

Atualmente, o SND fornece diariamente uma média de 1.045 refeições para usuários, acompanhantes e colaboradores, cujo preparo mantém o padrão de qualidade com produtos frescos, cultivados na própria horta do hospital, onde são cultivados coentro, cebolinha, jambu, alface, chicória, abóbora, limão, gengibre, salsa, erva cidreira, capim santo, espinafre, erva doce, mastruz, babosa, quiabo e cominho. Também são cultivadas frutas como: coco, abacaxi, mamão, banana, acerola e laranja. Tudo isso isento de agrotóxico.

O usuário Manoel da Silva de Almeida, 53 anos, está internado no Regional do Marajó há quase um mês, e elogiou a alimentação servida no HRPM. “A comida aqui é muito boa, vem até com suco de frutas, bastante legumes. Eu gosto muito”, afirmou.

Horta isenta de agrotóxico - O HRPM mantém a horta em uma área de 180 m², com espaço também para o cultivo hidropônico. O cultivo de hortaliças, verduras, frutas e ervas ganhou um aliado com o sistema de compostagem de resíduos orgânicos. O conhecimento sobre como manter a horta tradicional e a hidropônica é compartilhado com funcionários, usuários, acompanhantes e outros membros da comunidade local a fim de incentivar o cultivo sustentável em hortas domésticas, o que pode gerar renda para as famílias. 

Perfil - O HRPM é um órgão da rede de saúde pública do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). A unidade presta assistência de média e alta complexidade para aproximadamente 300 mil habitantes dos municípios vinculados ao 8º Centro Regional de Saúde (CRS) – Breves, Anajás, Bagre, Curralinho, Gurupá, Melgaço e Portel.

Serviço: O HRPM está localizado na Avenida Rio Branco, nº 1.266, bairro Centro. Mais informações: (91) 3783-2140/3783-2127

Texto: Maicon Brilhante/Ascom HRPM