Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
VIVÊNCIA

Feira desperta o olhar científico de alunos de escola estadual

Por Redação - Agência PA (SECOM)
29/05/2018 00h00

Alunos da Escola Estadual Hilda Vieira, localizada no bairro da Marambaia, em Belém, puderam vivenciar a ciência no seu dia a dia. Nesta terça-feira (29), a comunidade escolar participou da I Feira de Ciências e Matemática, onde os alunos do 6º ao 9º ano apresentaram experimentos científicos. A iniciativa vai contemplar, até o final do ano, eixos temáticos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Ciências e Matemática foram às primeiras disciplinas a serem trabalhadas em conjunto pelos alunos. Em Ciências, foram abordados temas como: ar atmosférico, sistema digestivo e ciência vivenciada no cotidiano. Já em Matemática, os temas passaram por geometria, jogos matemáticos e desafios, simetria, história da Matemática e Matemática aplicada no dia a dia.

Professores de ambas as disciplinas trabalharam em conjunto para a realização da primeira edição da feira. “Nosso objetivo é sensibilizar os alunos quanto à aplicação das disciplinas. E percebemos a dedicação deles para abraçar o desafio”, destaca a professora de Matemática e uma das organizadoras da atividade, Tanielly Raiol.

No 9º ano, a estudante Dayana Queiroz, 15 anos, estava ansiosa em sua primeira experiência em uma feira de ciências. Rodeada por alunos curiosos, ela falava como os vulcões agem. “Fiquei um pouco nervosa pensando em como ia apresentar meu trabalho para os meus colegas, mas estudei na sala de aula e em casa e deu tudo certo no final”, disse com sorriso no rosto.

Para a aluna Rebeca Silva, 14 anos, estudante do 9º ano “a preparação foi intensa. Há duas semanas estou estudando para apresentar o resultado do trabalho, que foi feito em equipe. A feira é uma maneira mais fácil de aprender a disciplina e vai refletir na minha nota”, contou.

Até o final do ano, as ações vão integrar as disciplinas de Língua Portuguesa, Artes, História, Inglês e Estudos Amazônicos. “Preparamos um cronograma com atividades pedagógicas que contemplem os eixos temáticos do Enem, já pensando em aproximar os nossos alunos aos temas”, explica a diretora da instituição, Giovania Paiva.

A escola Hilda Vieira atende a cerca de 1300 estudantes, do ensino fundamental e médio, além da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e do projeto Mundiar. A I Feira de Ciências e Matemática pode ser visitada até o dia 30 de maio, das 8h às 10h.