Queda no estoque de sangue leva Hemopa a funcionar no feriado de Corpus Christi
Devido à baixa no estoque de sangue, nesta quinta-feira, dia 31 de maio, feriado de Corpus Christi, a Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa) funcionará normalmente. Dessa forma, o hemocentro coordenador (Padre Eutíquio, 2109) e a Estação de Coleta Castanheira (acesso ao Pórtico Metrópole) estarão coletando sangue de 7h30 às 17h, desta quinta-feira até o sábado, dia 2.
Segundo a gerente de Captação de Doadores da instituição, Juciara Farias, a insuficiência no número de doações de sangue tem sido um problema nacional, caracterizada pela falta de hábito dos brasileiros em relação à doação regular. “No caso do Pará, o aumento dos serviços de saúde (entre eles a realização de transplantes, criação de hospitais de alta complexidade e ampliação no número de leitos), não tem sido acompanhado, na mesma proporção, pelo número de doadores de sangue. Isso tem se evidenciado desde o início desde ano”, explica.
Dessa forma, o estoque de sangue da Fundação Hemopa constantemente encontra-se em estado crítico. Por exemplo: o ideal é coletar 350 bolsas de sangue diariamente, mas nessa semana, a instituição está com cerca de 100 unidades no estoque. “Abrindo as portas no feriado, o Hemopa possibilita que quem não tem a oportunidade de doar sangue durante a semana, seja por conta do trabalho ou do estudo, faça sua boa ação”, explica Juciara.
A gerente faz um pedido a todos os moradores da Região Metropolitana de Belém: “nosso chamado é para a solidariedade, para a responsabilidade social, porque a doação de sangue é isso. Nosso apelo é, principalmente, para os familiares e amigos de pacientes que estão nos leitos dos hospitais precisando de transfusão”.
Para ser um candidato à doação de sangue, basta ter entre 16 e 69 anos (menores devem estar acompanhados do responsável legal), ter mais de 50 kg, estar bem de saúde e portar documento de identificação oficial, original e com foto. Homens podem doar com intervalo de dois meses e mulheres, a cada três meses.