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ADVOCACIA PÚBLICA

Procuradoria começa pesquisa de opinião sobre os serviços ofertados pela instituição

Estratégia potencializa a voz do cidadão e amplia o processo de transparência em relação aos impactos das políticas públicas defendidas pelo órgão

Por Barbara Brilhante (PGE)
03/02/2023 12h49

Procuradoria Geral do Estado (PGE) dá início à consulta online sobre serviços prestados pela instituiçãoA Pesquisa de Opinião Anual da Procuradoria-Geral do Estado (PGE) segue disponível até o próximo dia 27 de fevereiro e tem o objetivo de elevar a qualidade dos serviços ofertados pela instituição, por meio de críticas e sugestões repassadas pelo cidadão. Este é o terceiro ano consecutivo que a PGE realiza este tipo de análise. 

“É uma pesquisa feita periodicamente. Estamos no terceiro ano fazendo esta avaliação, porque pretendemos estabelecer um comparativo com os anos anteriores. O grande desafio da administração pública é transformar estruturas burocráticas em modelos de gestão inovadores, por isso, a opinião de quem depende do nosso serviço importa muito”, disse  a coordenadora do Núcleo de Planejamento da PGE (Nuplan), Iêda Fernandes. 

A pesquisa está disponível no site da Procuradoria e teve início, na quinta-feira (2), em formato virtual. Ela é composta por dez questões, com quatro alternativas cada, nas quais o cidadão poderá escolher entre as opções: excelente, boa, razoável ou ruim. Ao final, o participante pode escrever um comentário com opinião e sugestões para o aperfeiçoamento da prestação do serviço público.

“A pessoa que participar não será identificada, o próprio sistema não identifica este participante. Então, é mais uma estratégia para que a sociedade possa avaliar se a PGE está cumprindo adequadamente, com eficiência e efetividade, a defesa de direitos do Estado. E a ideia é que tenha uma participação ampla. Na pesquisa externa é a sociedade em geral, advogados ou não, que pode participar”, reforçou a coordenadora.

Dentre as áreas avaliadas, estão a qualidade, a celeridade e a eficiência do atendimento, assim como também a transparência das informações divulgadas. 

Qualquer pessoa pode participar, acessando o link, aqui

Pesquisa interna – Além da pesquisa externa, destinada ao público em geral, a Procuradoria deu início, ainda, à pesquisa de satisfação interna, que pretende ouvir procuradores e servidores da casa, com o objetivo de analisar o clima organizacional, assim como buscar melhorias aos fluxos e procedimentos do órgão. 

“A gestão da PGE considera que o clima organizacional é muito importante e deve ser constantemente avaliado. A ideia é que a percepção de todos que atuam no órgão, entre procuradores, servidores e estagiários, possam contribuir para que o trabalho seja aprimorado, em benefício do serviço público. Esta pesquisa fica disponível apenas para o público interno da PGE”, concluiu a Ieda Fernandes.