Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EM JANEIRO

Serviços de saúde beneficiam mais de 18 mil pessoas nas Usinas da Paz

Nos complexos de cidadania do governo do Estado são oferecidos vários serviços, como atendimentos odontológicos, consultas médicas e psicológicas, e acesso a serviços especializados

Por Governo do Pará (SECOM)
01/02/2023 20h02

As equipes da Sespa estão presentes em todas as Usinas da PazNas Usinas da Paz, a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) realizou durante o mês de janeiro 18.455 atendimentos nas nove unidades dos complexos multifuncionais. Nesse período, foram ofertados atendimentos odontológicos, consultas médicas e psicológicas, regulação de consultas especializadas e palestras sobre diversos temas.

A UsiPaz do bairro da Terra Firme, em Belém, liderou o número de atendimentos, com 3.576 pessoas beneficiadas, seguida pela UsiPaz do município de Canaã dos Carajás, na região Sudeste, com 3.473; UsiPaz de Marituba, 2.471; UsiPaz do Icuí-Guajará, 2.320; UsiPaz do Bengui, 2.230; UsiPaz do Guamá, 1.959; UsiPaz da Cabanagem, 1.888; UsiPaz de Parauapebas, 431, e UsiPaz do Jurunas, com 107.

Os espaços funcionam diariamente, oferecendo atendimento aos moradores dos bairros onde a Usinas estão instaladas, e também a comunidades próximas.

Atendimento odontológico realizado na Usina da PazDescentralização - A coordenadora estadual de Saúde Bucal e do TerPaz (Programa Territórios pela Paz), da Sespa, Alessandra Amaral, informa que descentralizar os serviços de saúde é um dos objetivos do governo do Estado, e as UsiPaz são meios de levar atendimento rápido, seguro e eficaz. “Hoje, as pessoas podem contar com a presença do Estado em locais onde não se via antes. A ideia é se aproximar cada vez mais da população”, diz a coordenadora.A UsiPaz é um espaço multiprofissional que oferece vários serviços para a população

Outros serviços oferecidos nas Usinas da Paz são entrega de kits de higiene bucal e escovação supervisionada, rodas de conversas sobre temas como infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), saúde bucal e prevenção do câncer. “Os temas das rodas de conversa são escolhidos de acordo com o mês em questão, em alusão ao tema abordado no momento”, explica a coordenadora.

As Usinas da Paz funcionam de segunda a sexta-feira, das 08 às 22 h; aos sábados, das 08 às 14 h, e aos domingos, das 08 às 18 h.

Texto: Tatiane Freitas – Ascom/Sespa