Com 'Ônibus Lilás', Estado leva serviços e cidadania à mulher em Belém e no interior
Os veículos aproximam o público feminino de vários serviços oferecidos pela Sejudh e fortalecem o compromisso do governo com a defesa dos direitos das mulheres
A fim de ampliar os serviços de cidadania ao público feminino, a Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) já dispõe, desde a manhã desta segunda-feira (30), de duas unidades do “Ônibus Lilás”, que serão usados em ações da Coordenadoria de Integração de Políticas para as Mulheres (CIPM) destinadas às usuárias dos serviços da Sejudh.
O veículo é mais um aliado na oferta de serviços para mulheres em situação de vulnerabilidade No “Ônibus Lilás” serão oferecidos atendimentos voltados à garantia dos direitos das mulheres, como orientação jurídica, assistência social e psicológica, e serviços de cidadania. O veículo foi adquirido por meio de uma parceria com o Governo Federal, para atender às demandas da Marcha das Margaridas - mobilização nacional de mulheres trabalhadoras do campo e da floresta.
Secretário Valber Milhomem reforça o compromisso do Estado com a defesa das mulheresDe acordo com o secretário de Estado de Justiça e Direitos Humanos, Valber Milhomem, muitas mulheres serão beneficiadas com o “Ônibus Lilás”. “Sem sombra de dúvida hoje é um dia memorável, especialmente para as mulheres do Pará. Aqui está a verdadeira demonstração de que o Estado tem um compromisso em promover a defesa do direito das mulheres”, ressaltou.
Avanço - Para o atual diretor de Cidadania e Direitos Humanos, Diego Mota, os ônibus fortalecem as políticas públicas estaduais em favor das mulheres. “É um avanço muito grande de direitos humanos, uma vez que tira a necessidade de a população se deslocar até a Secretaria. Agora, é o Estado que vai até a população. Os ônibus vão atender especificamente às mulheres em condições de vulnerabilidade social, seja por quais motivos forem. Elas contam com o compromisso do Governo do Pará de continuar a manter seus direitos garantidos”, frisou Diego Mota.
Representando a Coordenadoria de Integração de Políticas para as Mulheres, o técnico Paulo Brito ressaltou que os dois veículos vão permitir a participação das mulheres em atividades da Sejudh. “Levaremos os equipamentos para as atividades do Projeto Girândola, que promove autonomia para mulheres em situação de vulnerabilidade, por meio das ações de formação em direitos humanos e outras atividades, em Belém e no interior”, informou.
A previsão é que as primeiras atividades sejam realizadas com a utilização dos “Ônibus Lilás” no Dia Internacional da Mulher - 08 de Março.