Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CIDADANIA

Sejudh realiza palestra sobre a importância dos cuidados com a saúde mental

Por Gerlando Klinger (SEJU)
27/01/2023 13h58

Com o objetivo de alertar sobre os cuidados com a saúde mental, a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) realizou, nesta sexta-feira (27), uma palestra sobre a campanha “Janeiro Branco”.  O assunto passou a contar com diversas ações cujos objetivos são conscientizar e alertar as pessoas sobre o tema.

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), quase um bilhão de pessoas no mundo vivem com algum transtorno mental, potencialmente agravado pela recente crise sanitária. Um estudo divulgado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelou que só no primeiro ano da pandemia de Covid 19, em 2020, os casos de ansiedade e depressão aumentaram em 25%. Também durante a pandemia, quando 60% dos brasileiros iniciaram tratamento de terapia, de acordo com Instituto FSB, pesquisa encomendada pela SulAmérica.

A psicóloga Sara Carvalho que trabalha com pacientes com graves riscos de adoecimento emocional, foi uma das palestrantes no evento realizado pela Sejudh, detalha quais os sintomas que demonstram que é hora de procurar ajuda. “Existem vários fatores que podem denunciar que aquela pessoa está com adoecimento emocional. Se for no trabalho, aquela pessoa mais altiva está mais estressada, apresenta baixa tolerância, são sinais que podem contribuir para os danos sociais que elas apresentam”, destacou a profissional. 

Com o tema da palestra “Saúde Mental também é um Direito”, a psicóloga clínica explicou que havendo necessidade, procurar ajuda de um profissional é a melhor forma de lidar com os problemas. “A melhor maneira de enfrentar é procurando ajuda, recebendo um acolhimento social, em primeiro lugar consigo próprio e em seguida com ajuda profissional”, afirmou. 

De acordo com o estagiário da Tecnologia da Informação da Sejudh e que participou das palestras, Calel Freitas, eventos como este garantem acesso à informação sobre um tema tão importante como o da saúde mental. “Sou uma pessoa que procura ajuda psicológica e acendeu uma alerta para outras coisas que devo reconhecer que elas existem e procurar ajuda para tratá-las. O acesso a profissionais de saúde mental deve ser fácil acesso, uma vez que problemas de adoecimento mental é um problema de saúde pública”, colocou.