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Atendimento na sede da Arcon, em Belém, oferece conforto a usuários e operadores de serviço

Novo ambiente permite maior mobilidade e autonomia para pessoas com dificuldade de locomoção

Por Dayane Baía (ARCON)
28/01/2023 08h00

A Agência de Regulação e Controle de Serviços Públicos do Estado do Pará (Arcon-PA) conta com um novo espaço de atendimento a usuários e operadores de serviço no prédio sede, localizado na rua dos Pariquis, 1905, bairro de Batista Campos, em Belém.

A mudança ocorre para garantir mais acessibilidade e conforto ao público externo, bem como oferecer melhores condições aos prestadores de serviço da Arcon-PA. O novo ambiente não exige o uso de escadas, rampas e elevadores, permitindo maior mobilidade e autonomia para pessoas com dificuldade de locomoção.

Eurípedes Reis, diretor geral da Arcon-PA, comenta a importância do investimento contínuo no serviço público.

“Nós buscamos a melhoria da qualidade no atendimento para proporcionar mais segurança, conforto e acessibilidade. A Agência tem como missão fiscalizar, regular e controlar serviços públicos delegados a terceiros. Então melhoramos a nossa acessibilidade para que, com isso, possamos tanto cobrar dos operadores quanto dar essa qualidade de serviço àqueles que nos procurem, como também aos servidores na Agência”, afirma o diretor geral.

Antes, o setor funcionava na recepção da sede, com os usuários atendidos junto a visitantes e demandas das demais áreas. Com as mudanças, além de um novo espaço, o antigo balcão foi substituído por guichês individuais.

De acordo com a servidora concursada da Arcon-PA, Cláudia Silva, a acessibilidade melhorou a locomoção de pessoas com deficiência, pois o acesso era pelo subsolo e elevador, anteriormente. “Como atendemos esse público, principalmente por conta das carteiras de gratuidade, ficou muito melhor nesse ponto. É um espaço novo dedicado para o atendimento de usuários e operadores”, comenta Cláudia.

Ainda que a Arcon-PA também acompanhe o serviço prestado por operadores de saneamento, a maior demanda é relativa ao transporte de passageiros, principalmente o rodoviário.

É nesse segmento, por exemplo, que a empresa gerenciada por César Quadrado atua em vários municípios, há 16 anos, e desde então precisa tratar com a Arcon-PA. 

“A prioridade do nosso trabalho é a segurança, a qualidade e o conforto. Temos uma boa manutenção de toda a frota, bom histórico, com baixos índices de acidentes e grande satisfação do público”, explica o operador.

A frota de cerca de 50 veículos trafega entre as regiões Tapajós, Xingu, Carajás e Guamá, além de fazer viagens interestaduais. “O contato com a Arcon-PA é constante, pois temos que ver as autorizações, toda a regularização da frota e avaliações anuais dos carros. A estrutura melhorou bastante com esse novo espaço, o atendimento, os funcionários prestam um bom serviço. Sempre fomos bem atendidos e não temos nada a reclamar, só elogiar o atendimento como um todo”, avalia César.

Nessa primeira fase da adequação do ambiente, já estão em operação os atendimentos presenciais e a consulta de processos on-line. A segunda etapa inclui a transferência do Call Center da Arcon-PA, centralizando a gestão do atendimento de todos os canais em um andar.

Transformação Digital - As melhorias vêm ao encontro da missão da Arcon-PA em regular, controlar e fiscalizar serviços públicos delegados a terceiros, garantindo a prestação adequada, com equilíbrio entre os agentes e em benefício da sociedade.

Com o fortalecimento da transformação digital do Governo do Pará, a Arcon-PA também aderiu a plataformas como o Processo Administrativo Eletrônico (PAE), que tem sido aperfeiçoado e garantido melhor prestação de serviços em diversos órgãos estaduais.

O atendimento da Arcon-PA também é realizado pelo e-mail [email protected], permitindo ao usuário ou operador do serviço ter sua solicitação processada de forma remota. “Quem está no interior não precisa vir até a capital para dar entrada em um processo. Além do PAE, as pessoas podem procurar as nossas unidades regionais e enviar as demandas por e-mail que são canais vinculados à Supervisão de Atendimento, com foco na qualidade do trabalho”, acrescenta Eurípedes.

Agilidade no atendimento - De acordo com o setor de Atendimento, foram implementados novos fluxos. 

“Com a implantação do PAE, em 2019, começamos a utilizar processos eletrônicos. Antigamente era só processo físico, então, a demanda de papel era muito grande. Com o e-mail, não há mais essa necessidade para dar entrada em documentação e andamento em processos. Além de evitar custos para o operador, agora tem mais agilidade no processo e redução do uso de papel, sem a necessidade de imprimir”, analisa Cláudia Silva.

Além da redução de custos, as mudanças possibilitaram maior rapidez na tramitação entre os setores internos e externos. “Anualmente o operador tem que dar entrada na vistoria do seu veículo. Todo o processo inicial pode ser feito via e-mail, com envio de documentação, geração de protocolo, emissão de boleto de serviço, encaminhamento e apresentação de laudo. Ao final, é emitido o certificado original e de todas as etapas, o operador só vem uma vez para retirar esse documento físico”, exemplifica a servidora.

Em 2022, a Arcon-PA realizou 4.341 atendimentos, dos quais 3.594 foram relativos ao transporte terrestre; 330, sobre transporte hidroviário e 417 de outros assuntos. Entre 2019 e 2022, foram registrados 20.283 atendimentos, sendo 17.187 relativos ao transporte terrestre; 1.430, ao hidroviário; e 1.666 a outros temas. 

Postos de Atendimento - O atendimento on-line também é um aliado para localidades onde não há postos físicos da Arcon-PA. Atualmente a Agência está presente em Belém, Marabá, Parauapebas, Santarém e Altamira, com unidades que atuam na prestação de serviço também nas adjacências. 

Confira os endereços:

Belém

Rua dos Pariquis, 1905, Batista Campos

Horário de atendimento: 8h às 13h

Marabá

Estação Cidadania Shopping Pátio Marabá

Rod. Transamazônica, Folha 30, Quadra 15, Lote 10. Nova Marabá

Parauapebas

Estação Cidadania

Rodovia Faruk Salmen, km 07, bairro Primavera,

Santarém 

Estação Cidadania Novo Terminal Hidroviário de Santarém 

Avenida Araguarina, S/N, bairro Prainha

Altamira

Terminal Rodoviário de Altamira

Rua Luís Né da Silva, s/n, bairro Sudam I