Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DESTAQUE

Profissionais do HC têm artigo científico aprovado em congresso internacional

O estudo aborda a importância de uma terapia nutricional para pacientes cardíacos e que passarão por cirurgia

Por Rafaela Palmieri (SESPA)
27/01/2023 10h05

Nutricionistas atuantes na Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna (FHCGV), localizado em Belém, tiveram um artigo científico aprovado no “International Conference on Nursing Care and Patient Safety”, congresso internacional sobre práticas de tecnologia avançada em cuidados de enfermagem e segurança do paciente, que será realizado em maio de 2023, na cidade de Tóquio, no Japão.

Tendo como tema “Terapia nutricional em paciente submetido a ressecção cirúrgica de amputação de reto: um relato de caso”, o estudo foi desenvolvido a partir da criação de um protocolo como instrumento e descrição de como seria o trabalho realizado. “É um estudo que trata sobre a imunomodulação na cirurgia, ou seja, a importância de uma administração de dieta oral contendo nutrientes. Para isso, utilizamos um suplemento alimentar oral, que visa a restauração e manutenção da resposta imunológica, indicada, principalmente, para pacientes desnutridos com câncer ou que passarão por uma cirurgia de grande porte”, é o que explica Lorena Cunha, nutricionista responsável pela produção do artigo.

“Em um trabalho prévio, observamos uma média de tempo de jejum de 13 horas de pacientes em pré-operatório de cirurgias cardíacas. Após isso, iniciamos um novo trabalho com a utilização da dieta imunomodulada no pré e pós-cirúrgico, em que conseguimos identificar a tolerabilidade, menor risco de desnutrição e melhora do estado nutricional. Além disso, observamos a minimização dos efeitos colaterais no pós-operatório, tornando perfeitamente viável a implantação do protocolo com os devidos ajustes das rotinas hospitalares na equipe multidisciplinar”, afirmou Lorena.

Ainda de acordo a profissional, “o projeto acerto (base do estudo) já está validado e em pleno funcionamento nos maiores serviços de oncologia do Brasil, visando melhora da resposta inflamatória, diminuição do tempo de internação, melhora da performance e status do paciente, assim como redução da fome e risco da desnutrição dos pacientes hospitalizados. A partir do nosso trabalho, estamos melhorando o bem-estar do paciente, bem como trazendo benefício ao serviço, com a minimização dos custos”, acrescentou a profissional.

Implantação – O protocolo abordado pelo estudo também está sendo inserido na rotina de pacientes cardiológicos cirúrgicos internados no Hospital de Clínicas. “Sabemos que o paciente cardíaco, em muitos casos, apresenta inflamações sistêmicas em decorrência de obesidade, sedentarismo, fumo e até mesmo síndrome metabólica. Por isso, a imunomodelação (terapia alimentar) pode trazer diversos benefícios no pré e pós-cirúrgico, como o conforto alimentar, minimizando a irritabilidade do jejum”, ponderou Lorena.

Incentivo ao ensino e pesquisa – A Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna foi certificada pelo Ministério da Educação, em 2013, como ‘Hospital de Ensino’. Apenas em 2022, o HC registrou a marca de 500 especialistas formados em seus programas de Residência Médica e Multiprofissional. Além disso, como parte do objetivo institucional de promover ensino e pesquisa, a Fundação firmou parceria com a Universidade do Estado do Pará, visando a capacitação de profissionais da unidade em nível de mestrado e doutorado.

O Hospital de Clínicas Gaspar Vianna é uma instituição pertencente ao Governo do Estado é referência nas especialidades médicas de cardiologia, psiquiatria e nefrologia. A unidade está localizada na Travessa Alferes Costa, nº 2000, no bairro da Pedreira.