Hospital Regional da Transamazônica registra mais de 200 cirurgias entre dezembro e janeiro
Com nova gestão, HRPT retoma atendimentos de média e alta complexidade na Região de Integração Xingu
O Hospital Regional Público da Transamazônica (HRPT), em Altamira, município do Oeste do Pará, retomou os serviços de média e alta complexidade após a mudança na gestão, e já registra 242 procedimentos cirúrgicos e 1.117 consultas ambulatoriais entre dezembro de 2022 e as primeiras semanas de janeiro. No período foram registrados ainda 284 atendimentos de urgência e emergência, 14.492 exames e 1.550 sessões de hemodiálise, além de 206 altas médicas.
O HRPT, unidade da rede de saúde pública do Governo do Pará, agora é administrado pelo Instituto Acqua, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). Segundo o diretor-geral Ricardo Carajeleascow, a maneira como o atendimento é ofertado na unidade comprova a eficiência dos profissionais. “Temos no HRPT um apoio imprescindível para a região do Xingu. E esse resultado positivo só confirma que nosso Hospital oferta o que há de melhor, que é assistência de qualidade e humanizada, tudo isso gratuitamente pelo SUS (Sistema Único de Saúde). Mérito do esforço de toda a equipe, que se dedica, capacita e promove o melhor acolhimento”, ressalta o gestor.
HRPT oferece consultas, exames e cirurgias em várias especialidades Para Fernando Soares, 42 anos, que precisou de exames de rotina no laboratório da unidade, o atendimento, desde a portaria até a coleta do material, foi tranquilo e rápido. “Desde a entrada vão nos direcionando. Me senti muito bem com toda essa atenção, carinho e cuidado que eles demonstraram aqui. Só posso agradecer por isso”, celebrou.
Samir Siviero, diretor-presidente do Instituto Acqua, frisou que a Organização Social "tem compromisso com a população. Está nas raízes da nossa administração ofertar o melhor acolhimento, com pilares da eficiência, humanização e investimento. Esse modelo administrativo permite consolidar o trabalho por meio de planejamento, capacitação profissional e melhorias estruturais. Estamos reunindo o que há de melhor e mais moderno para atender a região do Xingu".
O HRPT é referência em média e alta complexidade, ofertando atendimento em mais de 20 especialidades médicas, como neurologia, urologia, traumatologia, pneumologia, ginecologia, cardiologia, pediatria, cirurgia geral e mastologia.
Texto: Ascom/HRPT