Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
FINAL DE SEMANA

Visitantes aproveitam a programação da Feira Pan-Amazônica do Livro

Por Redação - Agência PA (SECOM)
03/06/2018 00h00

No segundo dia da programação, a XXII Feira Pan-Amazônica do Livro, em Belém, recebeu milhares de visitantes, de todas as idades, que movimentaram os estandes e demais espaços do Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, conferindo todos os itens da ampla e diversificada programação, que prossegue até o próximo domingo (10).

“Disponibilizamos oficinas, debates, palestras e programação cultural vasta, tanto no espaço infantil quanto no adulto”, disse Ana Catarina Brito, diretora de Cultura da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), promotora do evento. A abertura da Feira, no sábado (2), atraiu mais de 35 mil pessoas.

Neste domingo (3) o escritor homenageado desta edição, o poeta paraense Age de Carvalho, participou do seminário “Age de Carvalho: Todavida, todavia”, abordando a prática da publicidade, do jornalismo e do design gráfico, e a influência em sua obra. Da mesa participaram o publicitário Rosenildo Franco e a estudiosa da obra do poeta, a professora Lívia Barbosa, da Universidade Federal do Pará (UFPA).

O publicitário e jornalista Orly Bezerra participou do seminário, destacando a importância do escritor para sua geração. “Age é paraense que faz sucesso lá fora, sendo um excelente profissional com trabalhos reconhecidos. Se serve para nós, que somos da mesma geração, imagina para as gerações que vêm após”, ressaltou.

Versos e dor - A escritora colombiana Lauren Mendinueta, cujas poesias são marcadas pela dor, morte e solidão, participou do Encontro Literário deste domingo. Para a crítica contemporânea, Lauren é uma autora da nova poesia em língua espanhola do século XXI e uma das mais promissoras hispano-americanas.

Um dos visitantes assíduos da Feira do Livro é Reynaldo Silva, que estava acompanhada da neta Sofia. Em edições passadas, ele levou ao evento filhos e sobrinhos, e agora chegou a vez dos netos. “Este é um espaço maravilhoso que se abriu em nosso Estado para que possamos incentivar o hábito da leitura em nossas crianças. É uma oportunidade que a minha geração não teve. Ter acesso aos livros com preço acessível é bom para todos nós. Por mim, gostaria que esta Feira acontecesse mais de uma vez por ano, já que este não é apenas um espaço para a compra de livros, mas também uma boa opção de lazer para a família”, afirmou.

Destaques – Na segunda-feira (4), a psicóloga Elizabete Carnivale vai compartilhar com participantes técnicas de “Como lidar com as emoções”, durante o Papo Cabeça, a partir das 15 h, no auditório Dalcídio Jurandir. A apresentação é de Betty Dopazo, com intervenção artística de Armando de Mendonça e Thales Branche.

A partir das 17 h, no mesmo auditório, começa a série de encontros com escritores paraenses. A primeira mesa é sobre escrita poética, com a participação dos autores Antônio Moura, Antônio Juracy Siqueira e Daniel da Rocha Leite, e mediação de Tito Barata. Ao longo dos anos, a Feira Pan-Amazônica do Livro vem dando cada vez mais destaque à literatura regional.

Uma das atrações mais aguardadas da segunda-feira, a partir das 20h30, vem do Arquipélago do Marajó. É o show “O Canto da Pajé”, quando serão apresentados os cânticos da pajelança marajoara pela primeira vez a pessoas alheias à encantaria da mata. De acordo com a pajé Zeneida Lima, 83 anos, a ocasião é especial e permite que um pouco dessa magia seja compartilhada por meio da voz. 

Programação completa da Feira em https://www.feiradolivro.pa.gov.br/programacao