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Pais devem ficar atentos à confirmação de matrícula de novos alunos na rede estadual, reforça Seduc

Processo ocorre em etapas e requer a apresentação de documentos obrigatórios. Primeira etapa é realizada até o dia 20 de janeiro.

Por Evaldo Júnior (SECOM)
18/01/2023 12h04

Na manhã desta terça-feira (17), a esteticista Lorena Mastins procurou a Escola Estadual de Ensino Médio e Fundamental Jornalista Rômulo Maiorana, localizada em Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém, com os documentos necessários para confirmar a matrícula da sua filha, que cursará o 6º ano em 2023.

“Eu estudei aqui durante um ano e gostei muito. O ensino é muito bom, com boa estrutura e excelentes professores. Também quero que a minha filha usufrua da mesma qualidade que eu tive”, enfatizou a mãe, que já garantiu a vaga da filha.

Lorena Martins procurou escola da rede estadual para garantir a matrícula da filhaO período de confirmação de matrícula na rede pública de ensino iniciou na última quarta-feira (11) e nesta etapa, os alunos e responsáveis devem se dirigir à escola desejada com a documentação obrigatória. Das 180 mil vagas oferecidas no calendário letivo de 2023, mais de 60 mil foram preenchidas, em todas as regiões do Pará.

Cronograma

- De 16 a 20 de janeiro  – período de confirmação de matrícula para novos alunos do 1º ao 9º ano do ensino fundamental; turmas multisseriadas aos anos iniciais do ensino fundamental; 1ª a 4ª etapa da EJA (Educação de Jovens e Adultos) Fundamental; Saberes da Terra – Fundamental; Some Fundamental; Educação Infantil Indígena - Pré-Escola; Educação Indígena Ensino Fundamental I e II, e 1ª a 4ª etapa da EJA.
- De 23 a 27 de janeiro  – confirmação de matrícula para novos alunos do ensino médio (1ª a 3ª série); 1ª e 2ª etapas da EJA médio; SEI; Some médio; ensino médio EJA Campo e Educação Indígena ensino médio.
- A partir do dia 30 de janeiro – matrícula de novos alunos sem pré-matrícula, na própria escola, considerando o saldo de vagas remanescentes de cada espaço de aprendizagem.

Documentação - A diretora da Escola Estadual de Ensino Médio e Fundamental Jornalista Rômulo Maiorana, Claudiane Batista, reforça que “os responsáveis pelos alunos devem ficar atentos à documentação necessária para efetivar a matrícula. No momento em que foi realizada a pré-matrícula, pelo 0800 ou pelo site da Seduc, foi disponibilizada uma lista com todos os itens obrigatórios. Sem eles, não é possível garantir a vaga”.

Para a efetivação da matrícula é necessária a apresentação de uma série de documentos na escola escolhida pelo alunoSegundo a diretora, alunos, pais ou responsáveis devem levar à unidade de ensino os seguintes documentos: Original e cópia da certidão de nascimento, certidão do registro civil ou RG; CPF e comprovante de residência atual; duas fotos 3x4 recentes; carteira de vacinação (crianças, jovens e adultos); comprovante de imunização contra a Covid-19 (para alunos acima dos 12 anos) inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) – somente a cópia da frente (folha resumo), e a ressalva ou histórico escolar original.