Sejudh inicia ações da campanha “Janeiro Branco” para servidores e usuários
Panfletagem, conversas e distribuição de material informativo estão entre as ações realizadas
Público e servidores da Sejudh aderem à campanha do ’Janeiro Branco’ com laços de cor branca sobre a roupaBuscando alertar os assistidos sobre os cuidados com a saúde mental, a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) iniciou nesta terça-feira (17), as atividades da campanha “Janeiro Branco”, na sede do órgão, em Belém. Panfletagem, conversas e distribuição de material informativo estão entre as ações realizadas com o intuito de alertar sobre os cuidados que devem ser tomados e onde procurar ajuda.
A campanha busca estimular a prevenção do adoecimento emocional não somente no mês de janeiro, mas durante o ano todo. Na Sejudh, a campanha é promovida pela Coordenadoria de Monitoramento dos Direitos Violados (CMDV) e tem o objetivo de alertar também os servidores do órgão sobre a importância dos cuidados com a saúde mental.
O pedreiro Francisco Firmo estava na sede da Sejudh recebendo atendimento para uma nova emissão da carteira de identidade. Para ele, desmistificar o adoecimento mental é extremamente necessário. “Eu não sei muito o que significa, mas fico feliz em saber que existem espaços em que eu possa me informar sobre o que é estar doente da mente”, disse ele.
O secretário de Justiça e Direitos Humanos, Valber Milhomem, destaca a importância das ações da campanha “Janeiro Branco”. “É preciso que as pessoas estejam cientes da importância com a saúde mental e a Sejudh está atenta ao movimento da campanha, por isso, estamos fazendo ações pontuais que visem informar sobre onde procurar ajudar, quando necessário”, destacou.
A servidora pública Maria do Carmo Marques, que responde temporariamente pela Coordenadoria de Promoção da Cidadania e Defesa dos Direitos Humanos, elogiou a campanha. “Excelente ação porque demonstra a preocupação do órgão com a saúde mental de todas as pessoas, sejam usuários ou servidores, que estamos aqui todos os dias trabalhando com o público”, afirmou.
Ações - As atividades voltadas aos usuários que estejam em atendimento ou em visita à Sejudh, que conta com a distribuição de laços brancos - símbolo da campanha Janeiro Branco - e de folders com informativos acerca da temática, ocorrerão novamente no dia 26 de janeiro.
Já na sexta-feira (20), a ação será voltada aos servidores da Sejudh, e aos servidores do Procon e da Cenpren, que contará com a palestra da psicóloga Sarah Valente, que abordará temas relativos ao tema da campanha. Também haverá o relato de experiência da servidora Leticia Cavalcante quanto à importância da prática de atividade física na superação de quadros de adoecimento mental.