Solenidade marca formatura de concluintes do Ensino Médio do CMRio
O Cmrio foi pioneiro no estado e atualmente o Pará já conta com mais 9 escolas com supervisão militar
A noite de quinta-feira (12) foi festiva para 132 alunos das Turmas de Concluintes do Ensino Médio do Colégio com Supervisão Militar Rio Tocantins (CMRio). A cerimônia de formatura aconteceu no auditório da Faculdade Anhanguera, em Marabá, sudeste do Estado e reuniu além da comunidade escolar, pais de alunos, autoridades militares, civis e políticas. Trata-se da 3ª turma de concluintes, desde que o colégio passou a ter supervisão militar. A Secretaria de Estado de Educação (Seduc), através da 4ª URE, promoveu a cerimônia em parceria com a Polícia Militar do Pará.
O Colégio com Supervisão Militar Rio Tocantins é fruto de uma parceria entre Estado e município, que já alcança resultado perceptíveis, como aumento no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica do Brasil) de 3.2 para 4.2, além de destaque na XXIX Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e OBEMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas).
O secretário regional de governo do sul e sudeste do Pará, João Chamon Neto, destacou que já é a 2ª vez que participa da solenidade de formatura e se trata de uma conquista para o governo do Estado, município e alunos. “É um projeto fantástico compartilhado e para nós é motivo de satisfação representar o governador Helder Barbalho nesta cerimônia. Agora, os formandos se preparam para mais uma etapa de suas vidas alinhados com a disciplina. A escola é um projeto compartilhado entre estado e município, e o município é um parceiro fantástico, o estado com militares proporciona a formação dos alunos. Isso ajuda no desenvolvimento cultura, social e educacional do município de Marabá”, pontua o secretário.
Magno Barros, diretor da 4ª Ure (Unidade Regional de Educação), frisou a importância do projeto, bem como parceria com a Polícia Militar e o quanto a escola está melhorando os indicadores ao longos de cinco anos com a implantação da supervisão militar.
Para a diretora do CMRio Elsivan Machado é muito gratificante ver a emoção dos alunos, o aprendizado que tiveram durante a jornada no colégio. “É muito emocionante ver a felicidade de cada estudante e pai e é momento de agradecer de ter a satisfação de ter esses meninos formando e fechando o ciclo para abrir outros ciclos. Daqui a pouco sai o Enem e vamos ver os resultados, cuidamos muitos e entendemos até da parte emocional. É uma turma que cuidamos do início ao final. A felicidade deles é a nossa”, comentou.
O Cmrio foi pioneiro no estado e atualmente o Pará já conta com mais 9 escolas com supervisão militar. O coronel Dayvid Sarah Lima, comandante do CPR II (Comando de Policiamento Regional), salienta que a experiência do CMRio proporcionou com seu ensino e resultados no Ideb a criação de mais escolas no estado e o objetivo é aumentar esse número. “É uma experiência que deu certo. É muito gratificante para a Polícia Militar e todo o estado. Esses jovens passaram por treinamento para não esmorecer e garantir seu futuro”, ressalta o coronel.
Presente também à formatura, o vice-prefeito de Marabá Luciano Lopes Dias, padrinho da turma, considera a escola como modelo para todo o Brasil. “É um misto de emoção, prazer e alegria. Mais uma etapa vencida na vida desses alunos. É uma escola que é referência de comprometimento de professores e toda rede de ensino, o município participa integralmente das atividades da escola com apoio da Polícia Militar do estado”, conta.
Pertencente à turma de concluintes, a aluna Raquel Vitória estuda na escola desde o 9° ano. “Agora o sentimento é de gratidão por tudo que aconteceu. Pessoas e professores me ajudaram muito no que precisei. O Colégio CMrio é um dos melhores de ensino da cidade”, comemorou a formanda do ensino médio.
Texto: Emilly Coelho (Ascom CRGS)