Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PROGRAMAÇÃO

Preamar Cabano celebra os 407 anos de Belém com Amazônia Jazz Band e banda Warilou

Público lotou o Parque Urbano Belém Porto Futuro na última quinta-feira (12) para prestigiar apresentação

Por Josie Soeiro (SECULT)
13/01/2023 10h50

Dentro da programação do Preamar Cabano, que celebra os 407 anos de fundação de Belém e marca os 188 anos de uma das mais importantes revoltas populares do País, a Cabanagem, a Amazônia Jazz Band (AJB) levou ao Parque Urbano Belém Porto Futuro, na última quinta-feira (12), dia do aniversário de Belém, um concerto de enorme sucesso em 2022 e que convidou uma das maiores bandas do Pará, a Warilou. A ação é uma iniciativa do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult) e realizado até o dia 31 deste mês em diversos espaços no centro da capital paraense, no distrito de Icoaraci e no Marajó.

Sob regência de Eduardo Lima, maestro titular da AJB, o espetáculo reuniu os maiores sucessos do Warilou desde a década de 90, que receberam arranjos jazzísticos feitos pelo guitarrista da big band Kim Freitas. A apresentação reuniu mais de 500 pessoas no Parque que puderam apreciar a noite e dançar ao som dos ritmos vibrantes da Amazônia com influências do Caribe.

O casal Luciana e Leonardo Santos dançou a noite toda. “Nascemos em Belém e aqui construímos a nossa família e a nossa vida. Amamos a nossa terra e esta apresentação é uma declaração de amor à nossa cidade. Estamos aqui para homenagear também”, disse Luciana.

De acordo com o maestro Eduardo Lima, a data tão especial merecia um espetáculo que fosse a cara de Belém. “Este não é um show inédito, nós o apresentamos no encerramento da temporada 2022 da AJB e resolvemos repeti-lo no aniversário da nossa cidade porque a banda Warilou é a cara do nosso Pará e mais pessoas mereciam apreciar este belíssimo concerto que montamos com muito amor”, finalizou.

Para Joba, um dos vocalistas da banda Warilou, o convite para cantar com a Amazônia Jazz Band foi um salto enorme para a banda. “Não seremos mais os mesmos despois de tocar com a Amazônia. Admiramos muito cada músico que forma a AJB. É uma honra subir ao palco com eles e cantar para a nossa cidade no dia do aniversário de Belém. Estamos muito agradecidos ao Governo do Estado, Secult, Theatro da Paz e ao público que nunca decepciona. Que honra para nós!”, encerrou o vocalista.

A realização é do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), Theatro da Paz e Academia Paraense de Música (APM). A programação do Preamar Cabano ocorre até o dia 31 de janeiro e pode ser conferida no site https://www.secult.pa.gov.br/

Texto: Úrsula Pereira/Theatro da Paz