Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INCLUSÃO

Seduc leva Musicografia Braille para a Feira do Livro

Por Redação - Agência PA (SECOM)
04/06/2018 00h00

O acesso à leitura da partitura musical por meio das pontas dos dedos para a Pessoa com Deficiência Visual (PcD). É a Musicografia Braille, que esteve em exposição no estande da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), nesta segunda-feira, 4, na 22ª Feira do Livro, no Hangar, em Belém.

Os técnicos, da Unidade Especializada Álvares de Azevedo da Coordenadoria de Educação Especial (Coees) da Seduc, levaram todas as orientações para o público interessado em conhecer  essa especificidade do Código Braille criado para a escrita e leitura de partituras musicais.

A professora de Música do Instituto Álvares de Azevedo, Rosana Furtado explicou que a musicografia braile é um código que permite a pessoa cega escrever, ler, entender e identificar os símbolos musicais por meio de marcações de células com ponto em alto relevo. “É através da Musicografia que o estudante cego pode tocar por meio da leitura da partitura, ou seja, ele vai além de ouvir e reproduzir os sons, chamado popularmente, de tocar de ouvido”, disse.

Os professores de Música Fernando Lacerda (Universidade Federal do Pará) e Tainá Façanha (Universidade do Estado do Pará), ficaram bastante interessados na metodologia de ensino para  PcDs visuais. “No próximo semestre terei uma disciplina específica da inclusão e, com certeza, a musicografia será muito útil. Vou solicitar para a coordenação do curso da Uepa  entrar em  contato com o Álvares de Azevedo para saber da possibilidade de disponibilizarem uma formação nessa área”, disse a professora.

A professora Rosana Furtado explica que o Álvares de Azevedo tem 50 alunos cegos matriculados em música no Instituto, que inclusive este ano um deles foi aprovado no curso de Música da UFPA. Everton Silva, que entrou como calouro e com a vantagem de ter o conhecimento de Musicografia, que abre espaço para o PcD visual aprender, reproduzir canções e usar toda sua criatividade 

A grafia da partitura em Braille foi um longo trabalho e uma vitória de Louis Braille que modificou a versão original da partitura, trabalhando durante muito tempo de sua vida. Hoje, ainda se utiliza a partitura em braille criada por Louis.