HGT enfatiza importância de atividades recreativas para os pequenos usuários
Em 2022, a unidade recebeu mais de 200 crianças em suas clínicas de internação
Brincar é um direito da criança, dever do Estado, da família e da sociedade, amparado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e pela lei federal 11.104, de 21 de março de 2005, que dispõe sobre a obrigatoriedade de instalação de brinquedotecas nas unidades de saúde que ofereçam atendimento pediátrico em regime de internação.
A criança, em internação hospitalar, tem que mudar seus hábitos radicalmente, o que compromete o desenvolvimento e equilíbrio emocional, gerando tristeza e resistência para aceitar o tratamento. Contudo, mesmo hospitalizada, não deixa de ser criança e não pode deixar de brincar. Diante deste cenário, os pequenos usuários que se encontram internados no HGT, diariamente, têm direito à recreação na Brinquedoteca, situada na clínica de internação pediátrica da unidade. Nela, eles têm acesso a brinquedos, jogos, televisão, vídeo game e outros recursos, fazendo com que a passagem pela unidade hospitalar seja menos problemática.
Ana Elizabett Gomes, pedagoga, explica que o atendimento na brinquedoteca possibilita à criança a construção de novos conhecimentos de forma prazerosa, por meio do lúdico. “Levando em conta que o brincar é uma atividade própria da criança, a brinquedoteca é a porta pela qual ela entra em contato com outras crianças hospitalizadas, elevando sua autoestima e, assim, colaborando com o tratamento”, detalha.
Ela explica que o pedagogo contribui para a condição emocional, psíquica, física e social do aluno/usuário, favorecendo na diminuição do sofrimento no período de internação e garantindo o direito à educação, auxiliando na reabilitação da saúde e da educação dos pequenos usuários.
Segundo o Programa Primeira Infância Melhor (PIM), o mundo adulto não pode privar a infância do brincar, pois é através da brincadeira que a criança se relaciona, aprende e apreende o mundo à sua volta. A infância torna-se uma vivência saudável quando a criança tem o olhar do cuidador e a troca com outras crianças. Ao brincar, ela utiliza todos os seus sentidos – audição, visão, paladar, tato, olfato e movimento, para coletar informações sobre o seu mundo. Mais tarde, a linguagem será outro meio de coletar informações, ela organiza essas informações, transformando-as nas primeiras imagens de si própria, outras pessoas e seu mundo.
Alessandra Araújo, 23 anos, é mãe de Kalleb Emanoel, de dois anos, que estava internado no HGT, e agradece o atendimento na Brinquedoteca. “É ótimo ter esse espaço no hospital. As crianças passam por um período estressante. É entediante para uma criança ficar no leito o dia todo. Este local é excelente para brincadeiras, não só para o meu filho, mas também para as demais crianças”, finalizou.
Elizabeth Gomes acrescenta que essas atividades lúdicas ajudam na melhora das crianças, junto com o acompanhamento psicológico que o HGT fornece aos usuários, que esses serviços ajudam a reduzir o sofrimento e estresse. A Brinquedoteca auxilia na recuperação dos usuários pediátricos, amenizando o trauma psicológico da internação por meio de atividades lúdicas; minimizando o sofrimento; melhorando a interação do pequeno usuário com o corpo de colaboradores; valorizando os sentimentos e cultivando a sensibilidade, bem como favorece o equilíbrio emocional.
Dados - Em 2022, o HGT recebeu mais de 200 usuários pediátricos em suas clínicas de internação.
Estrutura - O HGT possui 51 leitos e mantém uma Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) com nove leitos, sendo seis adultos e três pediátricos. Os usuários que dependem do Sistema Único de Saúde (SUS) têm acesso aos serviços oferecidos pelo HGT por meio da Central de Regulação Municipal, e aos de urgência e emergência em livre demanda ou encaminhados pelo Samu, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Rodoviária.
Serviço: O HGT é uma unidade de saúde do Governo do Pará administrada pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH) em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O hospital fica localizado na avenida Florianópolis, s/n, no bairro Novo. Mais informações pelo fone (91) 3752.3121.
Texto: Pedro Amorim/ Ascom HGT