Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DESEMPENHO

Hospital Materno Infantil de Barcarena registra mais de 1,3 mil partos em 2022

Referência em atendimento obstétrico e ginecológico, a unidade da rede pública estadual de saúde também realizou mais de 12 mil consultas

Por Governo do Pará (SECOM)
10/01/2023 13h16

Aos 41 anos, Zara da Costa Matos Melo deu à luz Lara Natasha, a caçula de seus cinco filhos. Pesando 3,805 kg e medindo 50 centímetros, a menina nasceu no Hospital Materno-Infantil de Barcarena “Anna Turan”. “Meu parto foi natural, assim como todos os outros. Recebi boas recomendações sobre o Hospital e, de fato, foi um ótimo atendimento. Fui muito bem tratada desde o momento em que cheguei. Durante o meu parto, tive muita atenção dos profissionais, e isso me fez sentir muito segura”, contou.

Unidade de urgência e emergência 24 horas e referência em atendimento obstétrico e ginecológico na região do Baixo Tocantins, o Hospital Materno-Infantil de Barcarena (HMIB) fechou o ano passado com número expressivo de procedimentos. A unidade realizou 1.315 partos, entre normais e cesarianas, e alcançou a marca de 12.053 consultas. Partos humanizados e com total acompanhamento garantem segurança a gestantes e bebês

Experiência – Também de parto normal, Carliane da Costa Cabral, 22 anos, trouxe sua segunda filha ao mundo. Cristine nasceu com 2,91 kg e 48 centímetros. Para a mãe, o atendimento no HMIB está aprovado. “Fui muito bem tratada. Gostei da assistência, desde a entrada até o parto. Sempre fui bem assistida por todos”, afirmou.

Foi a segunda vez que a moradora do município de Barcarena precisou da unidade. “Tive meu primeiro filho aqui, e a experiência foi ótima. Fui muito bem tratada na época, e agora retornei para ter meu segundo bebê. Constatei que o tratamento continua sendo maravilhoso. Eu indico o HMIB para todas as mães que quiserem um atendimento de qualidade a terem seus bebês aqui”, recomendou.

Parto natural - A unidade conta com cinco salas de partos, sendo duas equipadas com banheiras. O HMIB também é referência em partos humanizados. Massagens, banho de aspersão, bola de pilates, uso do cavalinho, musicoterapia, exercícios respiratórios e de relaxamento são algumas das técnicas usadas sem uso de anestesia farmacológica, oferecidas para mulheres que optam pela experiência do parto natural.

“A ideia central é de que a mulher venha a ser protagonista deste momento tão especial na vida dela e de sua família. Ao chegar à unidade, a parturiente pode escolher uma dessas técnicas, que são desenvolvidas por profissionais altamente capacitados”, ressaltou o diretor Executivo do HMIB, Flávio Marconsini.

“Trabalhamos com o foco na humanização, no ambiente confortável, silencioso e privativo. Temos na unidade espaço para as gestantes e parturientes caminharem, tomarem banho e descansarem. Além de um atendimento médico e profissional assertivo, prezamos pelo bem-estar e a segurança das nossas pacientes”, reforçou o gestor.

Distante 114 km de Belém, o HMIB é referência em média e alta complexidade para atendimento a gestantes e bebês em 10 municípios do Baixo Tocantins: Abaetetuba, Barcarena, Igarapé-Miri, Moju, Baião, Cametá, Limoeiro do Ajuru, Mocajuba, Acará e Oeiras do Pará, além de Ponta de Pedras, no Marajó.

Serviço: O Hospital mantém o atendimento 100% gratuito, pelo Sistema Único de Saúde (SUS). É uma unidade do Governo do Pará, administrada pelo Instituto Social e Ambiental da Amazônia (ISSAA), por meio de contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

Texto: Ascom/HMIB