Seduc orienta como proceder para emitir certificação do Encceja 2022
Apenas a Secretaria de Estado de Educação é uma das instituições aptas a expedir a documentação no Pará
Candidatos que realizaram o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2022, já podem solicitar junto à Secretaria de Estado de Educação (Seduc), a emissão do seu certificado. No entanto, é preciso estar atento aos procedimentos necessários para que a documentação possa ser expedida.
Inicialmente, os alunos devem emitir no portal Gov.br o check-list de suas notas e, também, retirar no site da Seduc, na aba “aluno” > “certificado encceja”, a declaração correspondente à sua situação no referido exame - a Declaração de Certificação e/ou Declaração de Proficiência.
Com as declarações em mãos, basta os candidatos apresentarem seu RG e CPF ao Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceeja) escolhido no ato da inscrição, para dar entrada na documentação. Os espaços estão localizados nos municípios de Belém, Abaetetuba, Marabá, Santarém e Xinguara.
O processo para expedir o certificado de conclusão do ensino fundamental ou médio pode levar duas semanas, em média, devido ao grande número de candidatos.
Segundo a titular da Coordenação de Jovens e Adultos (Ceja), Ilka Oliveira, em razão do exame ser voltado para alunos que, em sua maioria, trabalham em horários diferenciados, é possível enviar outra pessoa até o local para dar entrada na documentação.
Ilka Oliveira fez, ainda, uma observação quanto ao horário de funcionamento dos Ceejas. “Os nossos centros funcionam pela manhã, tarde e noite, de maneira ininterrupta. Portanto, eles estão abertos nos três turnos e caso não dê para a pessoa ir lá, pode enviar um representante e, assim, evitar qualquer tipo de impedimento para a retirada desta documentação”.
Encceja - Este ano, mais de 547 mil pessoas em todo o país realizaram a avaliação que possibilita a obtenção do certificado de conclusão do Ensino Fundamental e Médio. No Pará, apenas a Seduc e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) são as entidades habilitadas para efetuar a emissão dos certificados aos candidatos.
Vale ressaltar que, no ato da inscrição para a prova, o aluno escolhe qual das duas instituições deseja receber o documento. A participação no Encceja é voluntária, gratuita e destinada a jovens e adultos que não concluíram seus estudos na idade apropriada.
Realizado pelo Inep desde 2002, em colaboração com as secretarias estaduais e municipais de Educação, o exame possibilita a retomada da trajetória escolar. As provas avaliam competências, habilidades e saberes adquiridos e, com isso, estabelecem uma referência nacional para a avaliação do público-alvo tendo, assim, uma relevância multidimensional para a educação brasileira.
As secretarias estaduais e os institutos federais de Educação utilizam os resultados como parâmetro para certificar os participantes em nível de conclusão do Ensino Fundamental e Médio. O Encceja serve, ainda, de baliza à implementação de procedimentos e políticas para a melhoria da qualidade na oferta do ensino aos jovens e adultos, além de viabilizar o desenvolvimento de estudos e indicadores sobre o sistema educacional brasileiro.