Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PREAMAR CABANO

Programação ocupa espaços culturais em janeiro para celebrar Belém e a Cabanagem

O Governo do Pará, via Secult, oferece uma série de eventos gratuitos no centro de Belém, no distrito de Icoaraci e em Cachoeira do Arari, no Marajó

Por Josie Soeiro (SECULT)
06/01/2023 14h42

Alvorada Cabana no mais conhecido cartão postal de Belém, o Ver-o-PesoO ano de 2023 inicia com uma ampla programação para movimentar o cenário cultural de Belém durante o mês de janeiro. O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), realiza uma nova edição do Preamar Cabano, de 07 a 31 deste mês, em diversos espaços no centro da capital paraense, no distrito de Icoaraci e no Marajó. A ação visa celebrar os 407 anos de fundação de Belém, e marcar os 188 anos de uma das principais revoltas populares do País, a Cabanagem. 

A primeira atividade já ocorrerá neste sábado (07), por volta de 06 h, na área do Ver-o-Peso, com a Alvorada Cabana, que vai reunir mestres e mestras de carimbó da região, além dos grupos Sancari e Mururé. O horário da programação foi escolhido como referência a uma das principais lutas cabanas, que teria ocorrido na madrugada. O carimbó também foi escolhido como símbolo de resistência da cultura, que nesta época era reprimido na cidade. A partir de 19 h haverá a reprodução de vídeo mapping na fachada do Museu do Estado do Pará, pelo VJ Lobo. O curta-metragem traz um pouco da história da revolução cabana.

Imagens do "Povo Cabano" serão expostas no Arquivo PúblicoNa segunda-feira (09), as 08 h, na sede do Arquivo Público do Pará, será aberta a exposição “Povo Cabano”, uma mostra integrada dos acervos do Museu do Estado do Pará (MEP) e do Arquivo Público. Os visitantes terão uma experiência visual única a respeito das pessoas que participaram do movimento da Cabanagem, por meio de fotografias contemporâneas em sintonia com os documentos históricos. O MEP selecionou imagens produzidas pelo fotógrafo paraense Luiz Braga, retratando rostos que nos remetem a feições de indivíduos amazônicos.

Já o Arquivo Público escolheu alguns documentos históricos do acervo, que ajudam a compreender e visualizar os rostos cabanos. A exposição é gratuita e pode ser visitada de segunda a sexta, sempre das 08 às 15 h, até 31 de janeiro. Palacete Faciola terá diálogo sobre carimbó e memórias da Cabanagem

Carimbó - Na terça-feira (10), as 15 h, no auditório Eneida de Moraes, no Palacete Faciola, haverá Roda de Conversa “Meu canto é arma: carimbó e resistência cultural na Cabanagem", com o historiador, escritor e servidor do Arquivo Público do Pará, João Lúcio, e a mestra de carimbó, fundadora e compositora do Grupo Águia Negra de Icoaraci, Nazaré do Ó, que também é educadora e produtora cultural. O diálogo terá mediação de Isaac Loureiro.


Carimbó: mais que música e dança; resistência cultural
Na quarta-feira (11), as 10 h, no mesmo local, a programação será a audiodescrição do livro “Memórias da Cabanagem”. O recurso traduz imagens em palavras, permitindo que pessoas cegas ou com baixa visão consigam compreender conteúdos audiovisuais ou imagens estáticas, como filmes, fotografias e peças de teatro. 

Celebração – No dia 11, um dia antes do aniversário de fundação de Belém, a cidade vai ganhar o Parque Cemitério da Soledade, projeto do Governo do Pará executado pela Secretaria de Estado de Cultura (Secult), em parceria com o Laboratório de Conservação, Restauração e Reabilitação, da Universidade Federal do Pará (Lacore/UFPA). As ações no local receberam investimento estimado em R$ 16 milhões. A entrega ocorrerá às 17h, durante solenidade no local.Cemitério Parque da Soledade em fase de conclusão da primeira etapa, que será entregue pelo Estado

Ainda no dia 12, as 20 h, o Parque Urbano Belém Porto Futuro receberá o show da Amazônia Jazz Band com a banda Warilou. No dia 13, as 20 h, a Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz (OSTP) volta a se apresentar nos palcos do TP, com o concerto “Belém 407 anos: de Waldemar a Mozart”, uma homenagem especial a Belém. Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz volta ao palco da centenária casa de espetáculos

Nos dias 12, 19 e 26, a Casa das Onze Janelas promoverá a oficina “Cabanagem em foto”, realizada a partir da leitura de algumas obras que fazem parte da exposição Percurso na Arte Brasileira, instalada na Sala Ruy Meira, associada à história da Cabanagem. Na ocasião, os participantes poderão fotografar e reproduzir imagens, e montar releituras por recortes e colagens. As oficinas são gratuitas, limitadas a 15 pessoas por horário, e ocorrem sempre das 10 às 12 h, e das 14h30 às 17 h.

Estação Cultural de Icoaraci recebe a cantora Nazaré PereiraNo dia 15, as 18 h, a Estação Cultural de Icoaraci, distrito de Belém, será palco de um grande show com a cantora Nazaré Pereira. A artista promete colocar o público para dançar com muito carimbó, xote e forró. Nazaré cantará pela primeira vez, ao vivo, a nova música Xapuri-Pará-Paris, que será lançada no dia 13, no Programa Sons do Pará.

Museu do Marajó - As celebrações pelos 188 da Cabanagem se estenderão ao município de Cachoeira do Arari, no Arquipélago Marajoara. No dia 06, a partir de 09 h, o Museu do Marajó abrirá a exposição temporária “Memórias cabanas marajoaras”, na Casa do Gallo. A mostra inclui uma seleção de obras e poemas sobre o imaginário cabano no Marajó e em outras partes da Amazônia paraense.

No mesmo espaço, a partir de 16 h, haverá roda de leituras marajoaras com obras de autores regionais, que vão expor seus trabalhos relacionados às memórias de ser marajoara.