Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ASSISTÊNCIA

Em 2022, CIIR garantiu mais de 350 mil atendimentos à população paraense

Centro é referência no Pará na assistência de média e alta complexidade às Pessoas com Deficiência (PcDs) visual, física, auditiva e intelectual

Por Governo do Pará (SECOM)
06/01/2023 13h00

Referência na assistência de média e alta complexidade centrada na pessoa, o Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), em Belém, encerrou o ano de 2022 com saldo positivo. Foram mais de 350 mil atendimentos e procedimentos voltados para Pessoas com Deficiência (PcD), que culminaram em 99% do índice de satisfação dos usuários. 

“Mesmo trabalhando em um cenário bastante desafiador, frente às diversidades impostas pela pandemia, retomamos cuidadosamente nossas ações, por meio do comprometimento de nossas equipes. Por isso, precisamos destacar que 2023 chegou com uma perspectiva maior ainda, o que vai exigir nosso total empenho para manter a excelência no atendimento aos nossos usuários. Agradeço a cada colaborador pelo apoio e também ao Governo do Pará, através da parceria com a Sespa”, avalia a diretora executiva do CIIR, Rejane Xavier.

A gestora baliza a gestão do ano passado com vários avanços e conquistas com destaque à terapia de Realidade Virtual (RV), uma plataforma fornecida e operada por um psicoterapeuta treinado, capaz de permitir à pessoa, em um ambiente controlado, vivenciar experiências com alto grau de realidade, projetando para diferentes ambientes e cenários. 

Ela destaca também o projeto "Hardware for Good", uma parceria entre a Fundação Dorina Nowill para Cegos e o Google, para eliminar barreiras de comunicação e promover o acesso ao universo digital, ampliando a acessibilidade, a partir de agora, na palma da mão, para os usuários cegos ou de baixa visão, assistidos pelo CIIR, se manterem conectados com a era digital. Foram entregues aos reabilitandos 58 aparelhos celulares com um ano de conectividade, através de chip com internet.     

Premiações - Paralelo a isso, as boas práticas de preservação ao meio ambiente também fazem parte da sua cultura organizacional. Em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), o CIIR recebeu no mês de dezembro, pela segunda vez consecutiva, o certificado de Menção Honrosa do prêmio “Amigo do Meio Ambiente 2022”, concedido pela Secretaria de Estado de Saúde de São Paulo, uma iniciativa que reconhece o esforço de serviços em saúde que desenvolvem projetos sustentáveis para a preservação do meio ambiente no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). 

O prêmio reconhece as unidades de saúde que participaram, por mais de um ano, da metodologia do Programa Brasileiro GHG Protocol Selo Ouro, criado em 2008, desde então, responsável pela adaptação do método GHG Protocol ao contexto brasileiro e desenvolvimento de ferramentas de cálculo para estimativas de emissões de gases do efeito estufa (GEE). A menção tem o objetivo de incentivar esse trabalho importante na busca por uma atividade hospitalar de baixa emissão de carbono e mais sustentável. 

O CIIR também esteve entre quatro instituições nacionais em saúde durante a “Conferência Internacional Planetree 2022 Sobre os Cuidados Centrados na Pessoa”, nos Estados Unidos, por intermédio do trabalho desenvolvido em função da criação do 1º Conselho Consultivo de Pacientes e Familiares, que desde fevereiro de 2022, tem estabelecido um canal de escuta aos reabilitandos e familiares para identificar, priorizar, elaborar e avaliar os esforços da instituição na rotina de atendimento. 

Expedições - A gestora também pontua a participação da equipe do CIIR no projeto do Governo do Estado, via Sespa, denominado de expedição “Saúde por todo Pará em territórios indígenas”, que viabilizou em parceria com a Coordenação Estadual de Saúde Indígena e Populações Tradicionais (Cesipt), da Sespa, promovendo as ações de saúde no Distrito Sanitário Especial Indígena Guamá Tocantins (Dsei Guatoc), na cidade de Paragominas, no sudeste estadual, e no município de Santarém, no Oeste do Pará. 

Foram atendidos moradores dos territórios Tembé e Amanayé, no município de Paragominas, além das etnias Borari, Arapium, Tupinambá, Kumaruara e Munduruku em Alter do Chão, no município de Santarém. 

Nas duas expedições, o CIIR realizou mais de 600 atendimentos por meio de especialidades em fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, nutrição, serviço social e psicologia, registrando 44 encaminhamentos para variadas especialidades.  

Ivanilza Maciel, de 46 anos, mora com a filha no município de Inhangapi, distante cerca de 100km de Belém e, semanalmente, traz a pequena usuária, Valentina Maciel, de 2 anos, ao CIIR para realizar as suas terapias e o resultado já é visto e comemorado pela mãe em poucos meses graças ao planejamento de gestão em saúde desenvolvido. 

“Com paralisia cerebral e realizando as terapias, em cerca de cinco meses de acompanhamento, vejo claramente evolução na minha filha. Hoje, a Valentina já começa a dar os primeiros passos com a ajuda do andador. Isso não era visto em poucos meses atrás. Pegar objetos era outra dificuldade encontrada nela. Todos os dias fico feliz com a resposta rápida que a reabilitação no CIIR está promovendo no seu desenvolvimento. Torço para que o Centro continue transformando vidas e proporcionando inclusão às PcDs, em 2023”. 

Dados - Em 2022, a equipe multiprofissional do CIIR realizou 56.342 atendimentos ambulatoriais, mais 136.802 na reabilitação, conquistando ainda 19.624 no Centro Especializado em Odontologia (CEO); 129.624 no Serviço de Apoio Diagnóstico Terapêutico (SADT), promovendo também 5.505 na Oficina Ortopédica e no Serviço Social mais 7.445, somando um número total de 354.906 atendimentos à população paraense, atingido assim, 98,80% no nível de satisfação no serviço em saúde disponibilizado.   

Estrutura - O CIIR é referência no Pará na assistência de média e alta complexidade às Pessoas com Deficiência (PcDs) visual, física, auditiva e intelectual. Os usuários podem ter acesso aos serviços do CIIR por meio de encaminhamento das unidades de Saúde, acolhidos pela Central de Regulação de cada município, que por sua vez encaminha à Regulação Estadual. O pedido será analisado conforme o perfil do usuário pelo Sistema de Regulação (Sisreg).    

Serviço: O CIIR é um órgão do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O Centro funciona na Rodovia Arthur Bernardes, n° 1000, em Belém. Mais informações: (91) 4042-2157/58/59. 

Texto: Pallmer Barros/Ascom CIIR