Braço robótico é apresentado a visitantes da Feira do Livro
O projeto "Tecnologias sustentáveis: braço robótico" foi apresentado, nesta terça-feira (5), no estande da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), na 22ª Feira Pan-Amazônica do Livro, no Hangar Convenções e Feiras da Amazônia com programação até o dia 10, com entrada franca.
Criado em 2017 por estudantes do ensino técnico da Escola Estadual Dom Aristides Pirovano, o projeto busca incluir pessoas com deficiência utilizando materiais de baixo custo na fabricação do braço robótico.
Membro da equipe desenvolvedora, o aluno Ayrton Sousa, 17 anos, apresentava aos visitantes a sua criação. "Tivemos a ideia de fazer um projeto utilizando materiais recicláveis e sustentáveis. Levamos cerca de três meses para produzir este braço robótico e nosso objetivo é aprimorar ele cada vez mais", conta o estudante.
O universitário João Caldas ouvia atentamente a explicação dos alunos. "Achei a iniciativa muito interessante porque incentiva à inclusão de pessoas que geralmente são excluídas na sociedade. E com esse projeto podemos perceber que a tecnologia pode ser inserida no nosso dia a dia de forma simples", destaca.
Segundo o coordenador do projeto, Rainer Castro, "o objetivo é, até o final deste ano, ampliar o projeto para um robô completo que captará a fala, traduzirá a palavra e vai exibir em Libras. Desta forma, haverá a inclusão de pessoas surdas", adianta o professor.
A Seduc promove uma vasta programação na Feira do Livro. O estande pode ser visitado até o dia 10 de junho, das 10h às 22h. A visitação é gratuita.