UsiPaz Jurunas/Condor inicia o ano ensinando Doces Finos e Simples a alunas de Gastronomia
Oportunidade de ampliar conhecimentos e a geração de renda, o módulo 3 do curso será encerrado com a apresentação do aprendizado em uma festa de 15 anos
Professor e alunas do módulo Doces Finos e Simples: aprendizado saboroso para começar bem o ano na UsiPazA manhã desta quarta-feira (04) foi de aprendizado culinário em mais uma aula do curso de Gastronomia, e o início do módulo 3 sobre Doces Finos e Simples, na Usina da Paz Jurunas/Condor, em Belém. A coordenadora do curso de Gastronomia na UsiPaz, Aline Lima, frisou a importância deste módulo para os moradores da área. “Dar oportunidade para essas pessoas, que têm difícil acesso a cursos profissionalizantes, é importante para vida delas, pois é uma forma de conseguirem se profissionalizar, compor um bom currículo e até fazer uma renda extra”, disse Aline Lima.
Aline Lima, coordenadora do Curso de Gastronomia na UsiPaz Jurunas/Condor“Aqui são ensinadas não só as receitas e o modo de preparo, mas também a precificação, origem dos produtos e conservação. Quando elas vão vender, elas sabem o valor do produto e até mesmo como montar seu próprio negócio”, acrescentou a coordenadora.
Kenny Nogueira, professor de Gastronomia na Usina e chef de cozinha, elaborou a aula com o propósito de formar empreendedores gastronômicos, para que os alunos ganhem dinheiro fazendo seu próprio empreendimento com doces finos para eventos, como alfajor, trufas e chocolate gourmet.
Professor Kenny Nogueira: metodologia para empreender Conhecimento - “Aprender sobre doces finos dá oportunidades para quem quer entrar no mercado de trabalho. E a minha metodologia é focada em criar a sua própria empresa, desenvolvendo a marca, o nome e até as redes sociais. Além de ensinar detalhes, como planejamento de cardápio, precificação, embalagem, no trabalho de conclusão eles irão apresentar não só o produto , como todo o planejamento”, explicou o professor.
A aluna Fernanda Monteiro disse que o primeiro dia de aula atendeu às expectativas. “O curso está sendo muito gratificante, porque é uma oportunidade para todas nós termos uma profissão. Estamos aprendendo novas técnicas, e o professor é muito prestativo, tendo calma e paciência com a gente”, acrescentou Fernanda.Fernanda Monteiro : curso atende às expectativas
Ela também demonstrou interesse em atuar profissionalmente nessa área. “Pretendo começar a fazer os doces em casa. Como é uma área que está crescendo muito no mercado, pretendo evoluir e abrir meu negócio, sendo minha principal fonte de renda”, informou.
Família e festa - A aluna Marta Henrique enxerga o curso não só como uma forma de somar aos seus conhecimentos culinários, como também uma distração, já que passou a ficar em casa com mais frequência. “Sei fazer algumas receitas, mas tudo bem caseiro. Com esse curso, vou fazer doces para os aniversários dos meus parentes. A minha neta, por exemplo, vai completar 15 anos, e quero fazer uma festa com doces finos”, contou.Marta Henrique, aluna do curso de Gastronomia
O módulo 3 Doces Finos e Simples será encerrado no final de janeiro, com uma festa voluntária para uma jovem moradora do bairro que fez 15 anos neste mês, mas a família não teve condições financeiras para comemorar. Os alunos do curso vão preparar os doces da festa, que será uma oportunidade de mostrar o que aprenderam aos frequentadores da Usina. Um chef será convidado para avaliar a produção.
Texto: Ascom/Seac