Segup apresenta balanço parcial da operação 'Festas Seguras'
Ao todo, foram 37.959 abordagens realizadas pelas equipes desde o dia 2 de dezembro, entre pessoas, motocicletas, veículos e ônibus
Após um período intenso de ações integradas em áreas comerciais e balneários por todo o Estado em dezembro, a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) apresentou, nesta terça-feira (03), o balanço parcial da operação “Festas Seguras”, realizada em conjunto com os órgãos do sistema de segurança e parceiros, que segue até a próxima segunda-feira (09). Até o momento, mais de 37 mil abordagens foram realizadas, além de prisões, fiscalizações e atendimentos.
Ao todo, foram 37.959 abordagens realizadas pelas equipes desde o dia 2 de dezembro, entre pessoas, motocicletas, veículos e ônibus. As ações policiais resultaram em 266 prisões, 43 quilos de drogas apreendidas, além de 82 armas apreendidas, sendo 30 de fogo e 52 brancas.
Foram fiscalizados 961 estabelecimentos, sendo 40 intimados e 13 fechados. Também foram cumpridos 21 mandados de prisão, 70 pessoas conduzidas à delegacia, registrados 601 boletins de ocorrência, instaurados três Termos Circunstaciado de Ocorrência e 156 inquéritos policiais instaurados. No quesito poluição sonora, foram fiscalizados 208 pontos.
No trânsito, o trabalho integrado resultou na fiscalização de 614 veículos, em 30 veículos recuperados e na apreensão de 10 carros roubados. Cerca de 248 infrações por alcoolemia foram registradas e 70 crimes por alcoolemia contabilizados. Ao todo, as equipes registraram 31 acidentes e 4.617 infrações de trânsito em todo o Estado.
Sobre os atendimentos de saúde, foram realizados 118 atendimentos pré-hospitalares pelas equipes de resgate e 65 pessoas atendidas por acidentes com animais aquáticos. Foram feitas 2.488 orientações nas praias e distribuídas 567 pulseiras de identificação para crianças, o que contribuiu para a localização de 12 crianças perdidas.
Mais uma vez, a prevenção e a integração conduziram os trabalhos das forças no último mês do ano e possibilitou tranquilidade para a população paraense, avalia o secretário de Segurança Pública, Ualame Machado. “Colocamos o policiamento nas ruas, reforçamos o efetivo nas delegacias, empregamos ações nas rodovias e praias, além de instalar os centros de comando e controle para monitoramento. Tudo isso garantiu que a estratégia de segurança pública fosse exitosa na última operação do ano”, disse.
'FESTAS SEGURAS' - Com um reforço de mais de 7 mil agentes de segurança e emprego de 700 viaturas e 460 motos, além de 18 embarcações, a operação foi lançada nas 15 Regiões Integradas de Segurança Pública simultaneamente. Dividida em duas etapas, a primeira fase compreendeu o policiamento intensificado nos centros comerciais do Estado, e a segunda, nas praias e balneários, em virtude do deslocamento de turistas e banhistas.
A operação deflagrada no dia 02 de dezembro reuniu os órgãos que compõem o Sistema de Segurança pública do Estado, sendo eles as Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Departamento de Trânsito do Estado (Detran), Polícia Científica do Estado (PCE), Secretaria de Administração penitenciária (SEAP), Grupamentos Aéreo e Fluvial, Centro Integrado de Operações (Ciop), e também os órgãos municipais de segurança, a exemplo, da Guarda Municipal de Belém, Ananindeua e Marituba e Superintendência de Mobilidade Urbana de Belém (Semob).
Texto: André Macedo/ Ascom Segup