SEAP promove atendimento biopsicossocial na Colônia Penal Agrícola de Santa Izabel
A ação vai se estender pelas próximas semanas para atender a demanda interna de acolhimentos
A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP) realizou, na manhã desta terça-feira (03), atendimento biopsicossocial aos custodiados da Colônia Penal Agrícola de Santa Izabel (CPASI). Foram 68 internos atendidos somente hoje, na unidade com a maior população carcerária do Estado, com quase 2 mil internos. A ação vai se estender pelas próximas semanas para atender a demanda interna de acolhimentos.
João Barbosa, titular da Diretoria de Administração Penitenciária (DAP), afirma que a operação de hoje é um plano de ação médica iniciada pela Diretoria de Atendimento Biopsicossocial (DAB), voltada para a saúde física e mental de Pessoas Privadas de Liberdade (PPLs), iniciando pela maior unidade penitenciária do estado, a CPASI. “Todos os presos serão atendidos com atendimento médico-clínico, psiquiátrico, odontológico, nutricionista, terapeuta ocupacional, entre outros”, ressaltou o diretor.
Luciana Freire, coordenadora de saúde prisional da DAB, informou que o atendimento de hoje iniciou com a triagem dos internos, que tiveram a pressão arterial aferida, passando pela pesagem, depois encaminhados para o atendimento médico, odontológico, nutricional, psicológico, de assistência social e/ou terapia ocupacional.
A coordenadora acrescentou que a ação de hoje envolveu 21 servidores da SEAP, lotados na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Complexo Penitenciário de Santa Izabel, da própria CPASI e da DAB, entre enfermeiros, médicos, psicólogos, nutricionista, odontólogo, terapeuta ocupacional e assistentes sociais. Os alvos da ação, segundo Luciana, são os internos que estão em tratamento contra a tuberculose.
“Estamos passando por todos os setores, promovendo o atendimento médico. Hoje a equipe está realizando o mutirão de atendimento biopsicossocial com todos os internos em tratamento para tuberculose. Neste mês de janeiro vamos intensificar o trabalho de atenção à saúde aqui na CPASI. Estão previstas outras programações com mais acolhimentos, e nós estamos disponibilizando esse tipo de ação três vezes por semana para atender a população da unidade”, explica a coordenadora.
Parceria - Luciana acrescenta que nas próximas ações, haverá também atendimento com psiquiatra, e a DAB está programando uma ação de saúde em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado do Pará (SESPA), no sentido de intensificar e ampliar a ação de saúde na unidade. Hoje, a verificação visou o uso regular da medicação por parte dos internos em tratamento, havendo também verificação do peso.
“Nós estamos também com atendimento da nutricionista, no sentido de reforçar a alimentação. A gente sabe que a tuberculose é uma doença que causa a falta de apetite, a perda de peso, então o acompanhamento nutricional deles é muito importante. Hoje estamos aqui, verificando cada caso, para ajustar o que precisa para esse acompanhamento ter um resultado efetivo”, destacou Luciana Freire.
C.S.S, de 28 anos, é interno da Colônia Penal e está em tratamento contra a tuberculose. Ele aprovou a ação de saúde promovida pela SEAP no dia de hoje. O custodiado acrescentou apenas que deveria haver um reforço na alimentação, no período do tratamento, pois, afirma, a medicação é muito forte.
“É importante pelo fato do que a gente está com a nossa saúde comprometida e também em relação aos nossos medicamentos, que algumas vezes demoram a chegar, mas está sendo entregue ultimamente desde o início do tratamento”, concluiu.