Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CUIDADOS

CIIR oferece prevenção e acompanhamento odontológico para Pessoas com Deficiência

A limitação dos usuários exige redobrar o monitoramento com a saúde bucal, a fim de evitar tártaro, sangramentos na gengiva e até a perda dos dentes

Por Governo do Pará (SECOM)
03/01/2023 17h57

Além de proporcionar atendimento em especialidades intelectuais e motoras, o Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), em Belém, proporciona aos usuários um acompanhamento em saúde bucal exclusivo para Pessoas com Deficiência (PcDs), no Centro Especializado em Odontologia (CEO).  

O odontólogo Cássio Gonçalves informa que os cuidados devem iniciar com a prevenção, em função da limitação dos usuários, e redobrar o monitoramento à saúde bucal. Crianças com paralisia cerebral, por exemplo, têm facilidade para adquirir tártaro, ressalta o profissional.Prevenção é fundamental para evitar problemas dentários em PcDs

“Como a criança tem limitações na locomoção, os pais ou responsáveis têm que carregá-las e/ou segurá-las com uma das mãos, e com a outra higienizar os dentes. Pela dificuldade, realiza uma escovação que acaba deixando, principalmente a parte posterior dos dentes, ainda suja”, explica Cássio Gonçalves. 

Para evitar problemas futuros, a equipe de especialistas do CEO estimula a prevenção. Durante as consultas, o odontólogo ensina a forma correta da escovação em casa, para que o usuário não adquira cárie e diminua a formação de tártaro. Um dos recursos auxiliares propostos pelo profissional é o uso do fio dental em hastes. “Por todo o panorama vivido pelo PcD é uma forma mais prática e adaptada para o dia a dia. O fio já vem montado nas hastes, a criança abre a boca e o cuidador passa entre os dentes. É fácil o manuseio”, reitera.

Cássio Gonçalves destaca ainda casos de crianças que não abrem a boca com facilidade. O profissional ensina aos acompanhantes o uso do “abridor de boca com palito”, feito com haste de picolé e gaze nas pontas, fixada com esparadrapo, para o usuário expandir a boca e dar mais espaço para a escovação.

“O osso que segura o dente na boca pode ser reabsorvido, ficando mole e levando à perda dos dentes”, diz o especialista, alertando que o início da doença periodontal é uma inflamação dos tecidos que suportam os dentes, ocasionada pelo acúmulo de placa bacteriana abaixo da gengiva. Também é caracterizada clinicamente por inflamação na gengiva, podendo resultar em sangramento. O tártaro também causa mau hálito e até mobilidade dentária.Orientações aos pais são repassadas pelo especialista Cássio Gonçalves

Informações - Acompanhada pela mãe, Mirian Costa, 7 anos, fez sua primeira consulta no CEO nesta terça-feira (03). Maricelma Costa, 25 anos, ressaltou que o início do acompanhamento odontológico da filha foi bem didático para a prevenção da saúde bucal da menina. “Gostei muito. Durante a consulta, o dentista conversou comigo perguntando a rotina de higiene que realizo na minha filha. Fez uma avaliação nos dentes e disse que a higiene dela está sendo feita corretamente. Deu algumas orientações de prevenção e me ensinou alguns métodos importantes para seguir em casa. Gostei muito do atendimento, bem explicativo”, relata Maricelma.  

Em 2022, o CEO registrou mais de 18 mil procedimentos, incluindo acompanhamento e prevenção odontológica aos usuários do CIIR, com média de 1.650 atendimentos mensais.

Estrutura - O Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação é referência no Pará na assistência de média e alta complexidade às Pessoas com Deficiência visual, física, auditiva e intelectual. Os usuários podem ter acesso aos serviços do CIIR por meio de encaminhamento das Unidades de Saúde, acolhidos pela Central de Regulação de cada município que, por sua vez, encaminha à Regulação Estadual. O pedido será analisado, conforme perfil do usuário pelo Sistema de Regulação (Sisreg).  

Serviço: O CIIR é um órgão do Governo do Pará administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O Centro funciona na Rodovia Arthur Bernardes, n° 1.000. Mais informações: (91) 4042-2157/58/59. 

Texto: Pallmer Barros - Ascom/CIIR