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Hospital Geral de Tailândia atinge mais de 90% de satisfação entre seus usuários

O resultado do monitoramento feito pelo Serviço de Atendimento ao Usuário mostra a aprovação aos esforços da gestão para oferecer assistência de qualidade, segura e humanizada

Por Governo do Pará (SECOM)
03/01/2023 16h35

O Hospital Geral de Tailândia (HGT), no sudeste paraense, conquista o reconhecimento aos investimentos realizados para aperfeiçoar os serviços e capacitar seus profissionais. Em 2022, o Hospital alcançou média geral acima de 90% no índice de satisfação dos usuários, mostrando a aprovação aos esforços da gestão para promover assistência de qualidade, segura e humanizada à população. Com os dados apurados nos 12 meses de monitoramento foi possível estabelecer a média, que em alguns meses chegou a 96%.

Profissionais do SAU, responsáveis pelo monitoramento da satisfação dos usuários do HGTO nível de satisfação é acompanhado pelo Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU), destinado a avaliar a qualidade do trabalho prestado pela unidade. Diariamente, incluindo finais de semana, o SAU faz o monitoramento da satisfação dos usuários por meio de um questionário, e com base nesses documentos são verificadas as reclamações, elogios e sugestões que o HGT recebe do público.

Larissa Nogueira, supervisora do SAU, explica que são obtidas informações relacionadas aos serviços prestados, em um processo de escuta dos usuários, que fortalece um canal de comunicação e relacionamento. Os questionários são respondidos por pacientes e acompanhantes. Também há essa consulta aos usuários por telefone ou na sala de atendimento.

Segundo a supervisora, além dos questionários “outra metodologia utilizada para a coleta de dados se dá através das caixas de sugestões disponíveis nos setores de atendimento, onde os usuários podem manifestar sua opinião sobre o atendimento recebido. Todo este processo permite acompanhar o desempenho das áreas assistenciais e de apoio, o que irá contribuir para o objetivo principal do SAL, que é a melhoria do atendimento, tornando-o mais ágil e acolhedor”.

A pesquisa é realizada no ambulatório, pronto atendimento, internação, serviço de exames e no momento da alta hospitalar.

Aprovação – A usuária Izamara Teixeira, 39 anos, disse que está com seu filho internado na unidade, e recebeu um “ótimo atendimento”, desde o pronto atendimento até a internação. “Supriram todas as minhas necessidades e sanaram as minhas dúvidas. Estou tendo um ótimo atendimento, principalmente em relação aos médicos e à equipe de enfermagem. Todos foram muito gentis, atenciosos e cordiais. O Hospital melhorou muito em vários aspectos: a estrutura, os profissionais, a limpeza, a alimentação. Não tenho do que me queixar”, disse Izamara.

O Hospital Geral de Tailândia oferece também atendimento inclusivo com intérprete de libras (Língua Brasileira de Sinais), com a atendente do SAU Larissa Marinho.

Dados – De janeiro a novembro de 2022, no setor de setor de Urgência/Emergência, o HGT atendeu mais de 60 mil usuários, uma média superior a 5 mil pessoas por mês. Foram contabilizados ainda mais de 4 mil internações, quase 2.500 cirurgias, mais de 1.200 partos e quase 270 mil exames.

O HGT mantém 51 leitos e uma Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) com nove leitos, sendo seis adultos e três pediátricos. Os usuários que dependem do Sistema Único de Saúde (SUS) têm acesso aos serviços oferecidos pelo HGT por meio da Central de Regulação Municipal, e aos de urgência e emergência em livre demanda ou encaminhados pelo Samu, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Rodoviária.

Serviço: O Hospital Geral de Tailândia é uma unidade de saúde do Governo do Pará, administrada pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH) em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O Hospital fica na Avenida Florianópolis, s/n, no bairro Novo. Mais informações pelo fone (91) 3752.3121.

Texto: Pedro Amorim – Ascom/HGT