Livro sobre mineração no Rio Capim é entregue pela editora da Imprensa Oficial do Estado
Resultado de estudo para dissertação de mestrado do sociólogo Marcos de Almeida, a obra será lançada neste mês em Ipixuna do Pará
Os primeiros exemplares do livro “Mineração e deslocamento dos ribeirinhos no Rio Capim: resignação, resistência e repertório de luta” foi entregue ao autor, o sociólogo Marcos de Almeida. Este é o segundo livro do estudioso impresso pela Editora Pública Dalcídio Jurandir, da Imprensa Oficial do Estado do Pará (Ioepa), como resultado da pesquisa desenvolvida nos anos de 2013 e 2014, para dissertação do mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Pará (UFPA).
A obra aborda as transformações sociais resultantes da exploração mineral na região da Bacia do Rio Capim, no Nordeste do Pará, uma realidade que atinge as comunidades ribeirinhas. “Esse é um trabalho que dá voz às pessoas, para ver se a gente consegue entender como que eles enxergam esse processo. Não só eu, como sociólogo, vou dizer como interpreto todos esses eventos, mas ouvir os membros das comunidades que sofreram esses impactos, como eles entendem esse processo”, explicou o autor.Profissionais da Editora Dalcídio Jurandir e o autor durante a entrega do livro
Marcos de Almeida já tem um livro publicado pela editora, intitulado “A Colônia União e a luta pela terra na rodovia Belém-Brasília: o sindicato, a igreja e atores políticos”, lançado na 23ª Feira Pan-Americana do Livro e das Multivozes, em 2019. A primeira obra aborda o conflito na Colônia União, formada por imigrantes nordestinos e paraenses, que durante a abertura da Rodovia BR-010 (Belém-Brasília) precisaram migrar para a Vila Ipixuna, onde enfrentaram dificuldades para se estabelecer.
Serviço: O livro “Mineração e Deslocamento de ribeirinhos no Rio Capim: resignação, resistência e repertório de luta” será lançado no dia 21 de janeiro (sábado), a partir de 19 h, na Câmara de Vereadores de Ipixuna do Pará, na região Nordeste, com uma programação voltada aos interlocutores da pesquisa, com a presença do coordenador da editora da Ioepa, Mailson Lima. O evento será aberto ao público.
Texto: Viviane Tamyres - Ascom/Ioepa